O movimento iniciou-se em 1830 na França, com o levantamento que ficou conhecido como a Revolução dos Três Dias Gloriosos, as Revoluções liberais alastraram-se pela Europa: a Bélgica se libertou da Holanda e houve tentativas (fracassadas) de unificação da Alemanha e da Itália e de libertação da Polónia.
As principais consequências foram: - Queda de Carlos X do trono francês e fim do absolutismo. - Com o apoio da burguesia, Luís Felipe I (chamado de o “Rei Burguês”), da dinastia Orleans, assume o trono.
São conhecidas como revoluções liberais aquelas iniciadas no século XVIII, que se desenvolveram no século XIX, e possuíam forte influência do Iluminismo.
A Revolução Liberal do Porto foi um movimento ocorrido em 1820, na cidade do Porto, em Portugal. Entre várias reivindicações, os integrantes exigiam a promulgação de uma Constituição e a volta da Corte portuguesa que se encontrava no Brasil.
Objetivos principais: - Forçar o retorno da corte, que estava no Brasil desde 1808, para Portugal. ... - Enfraquecer o movimento pró-independência que crescia a cada dia no Brasil. - Substituir o regime absolutista pela monarquia constitucional, com uma Constituição de caráter liberal.
A revolução vitoriosa, que ficaria conhecida como a Revolução do Porto, exigia o retorno da Corte, visto como forma de "restaurar a dignidade metropolitana", o estabelecimento, em Portugal, de uma Monarquia constitucional e a restauração da exclusividade de comércio com o Brasil.
Dentro das propostas da Revolução, a monarquia portuguesa foi transformada em uma Monarquia Constitucional, prendendo os poderes de Dom João VI e o submetendo à vontade do Poder Legislativo. Com isso, a vontade recolonizadora de Portugal permanecia viva, mesmo com o retorno do rei.
Resposta. a revolução do porto deu inicio à passagem efetiva do absolutismo para a ordem liberal em Portugal, interferiu na emancipação brasileira ao tentarem reduzir mais uma vez o território brasileiro a ,condição de colonia.
João 6º A Revolução Liberal do Porto foi um movimento militar iniciado em agosto de 1820 na cidade do Porto, ao norte de Portugal, espalhando-se rapidamente para outras regiões do país até chegar à capital, Lisboa.