O Planejamento Estratégico por sua vez utiliza projeções de tendências para o futuro, baseadas em dados históricos e atuais. Não trata do todo da organização. Elege temas prioritários, de maior impacto para a organização, projeto ou política. Ele é voltado exclusivamente para a operacionalização de estratégias.
O planejamento no Serviço Social configura-se enquanto competência e direito dos Assistentes Sociais. ... O objetivo aqui é apresentar elementos que possam orientar este debate, mais especificamente a discussão sobre um dos componentes do processo de planejamento: a elaboração de projetos1.
Enquanto a atitude investigativa é um movimento constante de busca, questionamentos, debruçamentos, planejamento para atuar na profissão, a ação profissional é consequência e, ao mesmo tempo, subsídio para essa investigação.
O profissional de Serviço Social realiza um trabalho essencialmente socioeducativo e está qualificado para atuar nas diversas áreas ligadas à condução das políticas sociais públicas e privadas, tais como planejamento, organização, execução, avaliação, gestão, pesquisa e assessoria.
A observação direta é uma técnica de coleta de dados que utiliza os sentidos para compreender determinados aspectos da realidade. Explicação: Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar.
A observação direta é uma técnica de coleta de dados que utiliza os sentidos para compreender determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou fenômenos que se desejam estudar.
Observação direta : Quando observamos o fenómeno no próprio local onde ele está a ocorrer. Observação indireta : Quando observamos um fenómeno a partir de filmes, fotografias, esboços.
A simples observação científica é aquela em que o pesquisador apenas descreve os dados que obtém de sua própria investigação. É aberto, embora também planejado e metódico, e tem como objetivo obter informações sobre um evento específico, observando seu contexto natural.
Na filosofia, o método científico considera o fato de o pensamento obedecer a certos princípios internos. Esses princípios são a identidade, a razão, a não-contradição e a exclusão. Dos princípios dependem o conhecimento da verdade e exclusão do que não foi comprovado.
Assim, não é legítimo dispensar o ponto habitual duma abreviatura quando seguido de outro sinal de pontuação. A abreviatura de observação convencionada é obs., logo, deve escrever-se Obs.: não Obs:. O critério é o mesmo quanto à abreviatura de ordinais. Deve escrever-se 1.º, 2.º, etc.
O que é Obs: Abreviatura de OBSERVAÇÃO.
Não só com a abreviação de “observação”, mas também com a de outras palavras deve-se colocar ponto e dois pontos, quando em seguida se elucida algo, como se vê neste exemplo: “Obs.: em Portugal, o trema tinha sido abolido em 1945”.
Sigla do latim post scriptum [o que se escreve num texto depois de ser assinado].