crossorigin="anonymous">
A religião na Grécia Os gregos eram politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses, assim como a maioria dos povos da Antiguidade. Mas, ao contrário dos outros povos, tinham uma grande intimidade com seus deuses, pois acreditavam que eles estavam a serviço das pessoas.
Assim, dois gêneros forma estabelecidos no teatro grego: a tragédia e a comédia. Gênero mais antigo do teatro grego, a tragédia abordava temas associados à religião ou às sagas dos heróis. As tragédias eram compostas por cinco atos, nos quais os personagens eram deuses, reis ou heróis.
Principais Deuses Gregos
Deuses Gregos
O deus Apolo é um dos deuses gregos representados como a divindade solar. Ele é filho de Zeus com Leto e irmão gêmeo de Ártemis. A mitologia o aponta também como figura divina das artes, poesia, música e cura. Recebe também a característica de deus da profecia, como também da ordem e da justiça.
Na mitologia grega, o deus Apolo, filho de Zeus e de Letona, gémeo de Ártemis, era o protetor das Belas Artes. Apolo era também o deus solar da Grécia e inspirador dos artistas e dos poetas. Apesar de ser normalmente associado à ideia de beleza, significa também o equilíbrio entre a razão e paixão.
Fazia os homens conscientes de seus pecados e era o agente de sua purificação ritual; presidia sobre as leis da Religião e sobre as constituições das cidades, era o símbolo da inspiração profética e artística, sendo o patrono do mais famoso oráculo da Antiguidade, o Oráculo de Delfos, e líder das musas.