As principais características do movimento pós-moderno são a ausência de valores e regras, imprecisão, individualismo, pluralidade, mistura do real e do imaginário (hiper-real), produção em série, espontaneidade e liberdade de expressão.
Resposta: Podemos classificar como um universo imagético, repleto de signos e ícones, privilegiados em detrimento dos objetos.
As características da pós-modernidade podem ser resumidas em alguns pontos: propensão a se deixar dominar pela imaginação das mídias eletrônicas; colonização do seu universo pelos mercados (econômico, político, cultural e social); celebração do consumo como expressão pessoal; pluralidade cultural; polarização social ...
O homem pós-moderno já não confia totalmente no imperativo da razão e desconfia de suas respostas. Em certo sentido, o indivíduo é fruto da queda das grandes sínteses do pensamento moderno: renascimento, iluminismo, idealismo, marxismo, positivismo e de suas formas políticas: nazismo e comunismo.
O texto tenta compreender as atuais demandas so- fridas pelo metodismo, suscitadas pela condição pós-moderna, razão e sentido do fortalecimento dos movimentos de avivamento espiritual. Pós-modernidade – espiritualidade – metodismo – avivamento.
O pós-moderno é a reação ao moderno, a era progressista implantada pela Revolução Industrial, ou o Iluminismo. Em Filosofia e teoria crítica, a pós-modernidade refere-se ao estado ou condição da sociedade existir depois da modernidade, uma condição histórica que marca os motivos do fim da modernidade[17].
pós-moderno quer dizer, aproximadamente, o movimento de pensamento contemporâneo que rejeita totalidades, valores universais,grandes narrativas históricas, sólidos fundamentos para a existência humana e a possibilidade de conhecimento objetivo.
O pós-modernismo foi um dos movimentos literários com mais vertentes diferentes! Nele, você pode encontrar desde uma poesia desconstruída até música popular brasileira. Também conhecido como a terceira fase do modernismo brasileiro, o pós-modernismo foi um movimento que abrangeu tanto a prosa como a poesia.
Moderno (do latim modernus) significa algo que é recente, novo ou do tempo presente. O conceito de moderno aparece no meio do século XIX e constitui-se em uma reação ambígua da cultura à agressão do mundo industrial. ... O antigo assim participa da ambiguidade de conceitos oscilando entre a sabedoria e a senilidade.
Idade Moderna é o período compreendido entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Foi nesse período que surgiram as bases sociais e econômicas da sociedade atual. ... A concepção de uma Idade Moderna era também uma ruptura com o que foi considerado como uma Idade Média da História.
A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.
oi!! A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.
Neste sentido, a Teoria da Modernidade faz parte de uma teoria evolutiva mais ampla, preocupada em reconstruir os processos de formação, os princípios de organização e as crises pelas quais passam as formações societárias no decorrer do tempo (cf. Habermas, 1973, p. 31).
A modernidade europeia é um período marcado por reformas e revoluções. O humanismo, o renascimento e as reformas protestantes são dessa época.
Embora os limites cronológicos sejam objeto de debate, a linha temporal deste período estende-se do final do século XV até à Idade das Revoluções no século XVIII; muitos historiadores assinalam o início desta idade na data de 29 de maio de 1453, quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, incluindo ...
Essa tradição é visualizada nas Revoluções Americana e Francesa, inauguradas na modernidade. ... Na Revolução Americana, o cidadão modelava as instituições; na Francesa, eram as instituições que modelavam o cidadão. A Revolução Francesa consiste em um evento espetacular da modernidade.
Segundo o sociólogo, a marca da pós-modernidade é a própria vontade de liberdade individual, princípio que se opõe diretamente à segurança projetada em torno de uma vida estável. Bauman entende que na modernidade sólida os conceitos, ideias e estruturas sociais eram mais rígidos e inflexíveis.