O risco cirúrgico é uma etapa pré-operatória tão importante quanto a cirurgia. Esse processo que antecede uma operação, serve para que o médico obtenha informações importantíssimas do paciente, impedindo assim que futuras complicações possam ocorrer durante e depois da cirurgia.
O exame de risco cirúrgico nada mais é do que um conjunto de avaliações relacionadas às condições clínicas do paciente antes de um procedimento de cirurgia....Para que serve um exame de risco cirúrgico?
Os exames mais comuns são o de sangue, além do eletrocardiograma e o raio X toráxico. Nos exames laboratoriais, é importante avaliar a creatina, o hemograma completo e outras porcentagens que mostram alteração na atividade sanguínea.
Geralmente são solicitados exames de sangue, urina, eletrocardiograma do coração e um exame de imagem, podendo ser ultrassom ou mamografia (dependendo da idade e densidade da mama). Além destes, que são solicitados de rotina, podem ser necessários exames adicionais de acordo com as necessidades de cada paciente.
Não existe "teste" de anestesia, nem mesmo teste para identificar alergias antes da anestesia. A avaliação pré-anestésica é, de fato, um exame médico dirigido através da coleta de dados da história do paciente e exame físico especifico para as necessidades do ato anestésico./span>