O evento abordará o fenômeno da resistência e alternativas de controle, como o uso de vacinas contra o verme Haemonchus contortus.
- Avermectinas (ivermectina, doramectina, moxidectin, abamectina). Atenção: 1 – O produtor deve utilizar um vermífugo do mesmo grupo o ano todo. No ano seguinte, deve alternar com outro grupo, para evitar que o verme se torne resistente ao vermífugo.
Vermifugação. 4 – Vermifugar as fêmeas antes do início da estação de monta, e após o 45o dia da cobrição ou inseminação artificial. Isso evita o aparecimento de malformações que provocadas por vermífugo.
Dectomax
Ivomec® Solução Oral é indicado para o tratamento e controle de estágios adultos e imaturos de vermes redondos gastrintestinais e pulmonar além de todos os estágios parasitários do "bicho da cabeça" (Oestrus ovis).
O produto é rotulado como injeção, mas funciona melhor em caprinos e ovinos quando administrado por via oral. As versões pour-on da ivermectina funcionam da mesma maneira e são dadas por via oral para caprinos e ovinos.
1 ml por cada 10 kg de peso. Em leitões, com peso inferior a 10 kg prefere-se a administração por via subcutânea atrás da orelha. Administração de 0,5 ml até 2 kg de peso e 1 ml entre os 2 e os 10 kg de peso. Em porcos com peso superior a 10 kg de peso, a administração é por via intramuscular profunda.
Modo de uso e posologia Somente por injeção intramuscular: - Leitões 2 ml no 3º dia de vida. - Bezerros* 4 ml. - Cordeiros* 2 ml * em dieta láctea exclusiva.