Resposta: Os países desenvolvidos, possuem uma infra-estrutura que é construída de forma organizada e melhores condições de vida. Os países subdesenvolvidos, possuem um planejamento inadequado e sem a infra-estrutura necessária e a urbanização desenvolvida de forma desorganizada.
Resposta. A tabela nos mostra que na década de 1950 houve um crescimento de 31% da população urbana em países desenvolvidos, enquanto nos países subdesenvolvidos esse valor foi de 59,3% (próximo ao dobro).
No caso dos países subdesenvolvidos, a urbanização é um processo mais recente. Nesses países, a rápida industrialização ocorrida após a Segunda Guerra Mundial gerou um acentuado desequilíbrio das condições de vida entre as cidades e as zonas rurais, provocando intenso êxodo rural e rápido processo de urbanização.
Resposta. A Urbanização no mundo subdesenvolvido caracteriza-se, sobretudo, pelo caráter acelerado em que é realizada, fator relacionado à industrialização tardia dos países de economias em desenvolvimento.
Urbanização em Países Sub-Desenvolvidos Estão ligados fundamentalmente às péssimas condições de vida existentes na zona rural, em função da estrutura fundiária bastante concentrada, dos baixos salários, da falta de apoio aos pequenos agricultores, do arcaísmo, das técnicas de cultivo, etc.
A causa principal do problema é a dificuldade em acompanhar o crescimento populacional urbano com a implantação das infraestruturas (saneamento básico, saúde, transporte, água, habitação etc.), desse modo, as megacidades não conseguem atender à demanda do elevado número de pessoas, fugindo do controle das autoridades.
Alguns fatores explicam o crescimento populacional acelerado em países pobres, dentre estes... - Falta de apoio governamental em programas de redução da taxa de natalidade. ... - Culturalmente nestes países as famílias ainda são numerosas. - Difícil ou insuficiente acesso aos métodos anti-concepcionais.
Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano.
O processo de urbanização no Brasil teve início no século XX, a partir do processo de industrialização, que funcionou como um dos principais fatores para o deslocamento da população da área rural em direção a área urbana.
O processo de urbanização no Brasil tem início no século XX com o êxodo rural. Ou seja, o deslocamento de pessoas do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida. ... O processo de industrialização dos centros urbanos foi fundamental para que a urbanização se expandisse cada vez mais no país.
1) Sao fatores que se associam a urbanização do Brasil ao longo do século XX I Industrialização tardia. II Mecanização do campo. III Politicas publicas demográficas.
Resposta. Resposta: a)São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
2) São fatores que contribuem para o processo de urbanização EXCETO: * 1 ponto. a) Condições de vida e secas que atingem algumas áreas rurais. b) Aumento da qualificação da população que vive no campo, e grande disponibilidade de vagas de emprego nas áreas urbanas. c) Industrialização que atraiu pessoas para as cidades ...
A Favelização é o processo de surgimento e crescimento do número de favelas em uma dada cidade ou local. ... A problemática da formação de favelas no espaço da cidade está diretamente ligada a dois principais fatores: a urbanização e a industrialização.
FATORES ATRATIVOS são fatores que fazem a população do campo vir para as cidades para ter boas condições de vida e de emprego. Na cidade tem a escolas para os filhos, hospitais e empregos , por exemplo .
Fatores atrativos são fatores que influenciam a população do campo para mudarem para as cidades em busca de melhores condições de vida e de emprego.
Os principais fatores são os repulsivos, como a mecanização do campo e concentração de terras, além de alguns fatores atrativos, como a industrialização realizada, predominantemente, pela instalação de empresas multinacionais estrangeiras.
Esse processo de migração ocorre devido a busca de qualidade de vida melhor nas áreas urbanas, por maior oferta de empregos, acesso aos serviços de saúde, serviços de educação, acesso a saneamento básico, entre outros fatores que influenciam no abandono da população das áreas rurais e se destinam a chegar nas áreas ...
Êxodo rural é o deslocamento ou migração de trabalhadores rurais que vão em direção aos centros urbanos. No Brasil, esse fenômeno populacional foi causado pelo crescimento da indústria e vida urbana, pois o processo de mecanização do campo tirou vários postos de trabalho.