Os fusos horários existem em razão da forma esférica da Terra e pelo movimento de rotação que a mesma realiza, além, é claro, do interesse do homem. ... Para a conclusão desse movimento são necessárias 24 horas, o giro completo que o planeta executa possui 360°.
O Brasil, desde 2013, passou a contar novamente com quatro fusos horários. O Brasil é um país com dimensões continentais, ou seja, sua área territorial é correspondente à área de um continente. Por essa razão, o país possui, ao todo, quatro fusos horários.
Os fusos horários são numerados de 1 a 12, a partir do meridiano de origem, com sinal positivo para leste, quando as horas estão adiantadas em relação à origem, e sinal negativo para oeste, quando as horas estão atrasadas em relação a ela.
Os fusos horários são cada uma das vinte e quatro áreas fusiformes em que convencionalmente se divide a Terra para efeitos de definição (ou atribuição) horária de acordo com o movimento aparente do Sol.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O fuso referencial para a determinação das horas é o Greenwich, cujo centro é 0°. Esse meridiano, também denominado inicial, atravessa a Grã-Bretanha, além de cortar o extremo oeste da Europa e da África.
Para descobrir os graus dos fusos, utilizam-se os 360º de circunferência terrestre, então se divide este número por 24 horas de um dia. Assim, é encontrado o número de 15º. Portanto, cada 15º representam 1 hora. Os fusos são contatos a partir da longitude, com base no Meridiano de Greenwich.
Os fusos têm essa divisão para padronizar o horário em cada país. ... São 24 fusos - um por hora que a Terra leva para completar um giro em torno do próprio eixo -, delimitados por meridianos (linhas imaginárias traçadas entre os dois polos da Terra, que determinam as longitudes).
O meridiano começa em um polo e termina no outro.
Os Meridianos – São linhas verticais traçados do polo norte ao polo sul. E o principal é o Meridiano de Greenwich. Você o porquê deste nome? É que essa linha imaginária (figura acima) passa exatamente na cidade chamada Greenwich, localizada em Londres-Inglaterra.
De forma geral, existem 12 principais meridianos que estão relacionados com o pulmão, baço, coração, rins, coração, fígado, intestino grosso, estômago, intestino delgado, bexiga ou vesícula, por exemplo.
Os paralelos e meridianos compõe um conjunto de linhas que se cruzam e formam um sistema que permite a localização de pontos na superfície terrestre. Estes cruzamentos são denominados coordenadas geográficas, nas quais os paralelos indicam a latitude e os meridianos indicam a longitude.
meridiano de Greenwich
Meridiano de Greenwich
Os paralelos e meridianos são linhas imaginárias traçadas para definir cartograficamente os diferentes pontos da Terra. A principal função dessas linhas é estabelecer as latitudes e as longitudes para assim precisar as coordenadas geográficas dos diferentes lugares do planeta.
Resposta. Os meridianos são Trópico de Capricórnio e a Linha do Equador Espero ter ajudado!
Tanto o continente africano quanto o Brasil são cortados pela linha imaginária do Equador e do Trópico de Capricórnio.
Tem mais depois da publicidade ;) Os paralelos são, pois, linhas imaginárias dispostas sobre o eixo do globo terrestre no sentido horizontal, formando círculos que são maiores na parte central, entre o norte e o sul, e menores nas proximidades dos polos.
As linhas imaginárias foram criadas com a finalidade de contribuir num melhor entendimento da Terra, por isso, somente as principais são nomeadas para que facilite esse trabalho. A linha do equador, por exemplo, recebe esse nome pois partilha o planeta em 2 partes iguais.
Resposta: os paralelos são as linhas do globo que ficam na dividindo o hemisferio norte com o hemisferio sul. E os meridianos dividem o hemisferio Leste e Oeste.
A divisão é feita em traçados imaginários com uma base da linha do Equador. A linha do Equador forma um ângulo reto com referência aos pólos e cada paralelo e meridiano em relação ao seu ângulo, mas os meridianos são de 180° porque são traçados de acordo com a linha de Greenwich que será definido as horas.
São chamados de linhas imaginarias porque não existem, de fato. Foram criados para facilitar o estudo e a integração mundial. Essas linhas são distribuídas a partir do meridiano de Greenwich e da linha do Equador, que são o marco zero. Cada grau equivale à um meridiano e cada hora equivale à 15 graus ou 15 meridianos.
meridiano de Greenwich
Explicação: Os paralelos, linhas imaginárias horizontais, indicam latitude. Os meridianos, linhas imaginárias verticais, indicam longitude. A junção dessas duas linhas formam as coordenadas geográficas.