Você sabe identificar o comportamento proativo e reativo nas pessoas? Saber identificar se a pessoa é proativa ou reativa é importante para saber como lidar com ela de acordo com as situações que aparecerem, seja no âmbito pessoal ou profissional.
Outro ponto que pode ajudá-lo a identificar se você é proativo ou reativo é analisar como você vê as dificuldades do mundo à sua volta. Você sente pena com facilidade? Você culpa economia, governo, vida ou sorte pelo fracasso dos outros?
Copyright © 2023 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados | Política de Privacidade | Declaração de Publicidade
Nossa, cada vez eu me surpreendo mais com a qualidade dos artigos postados neste site! Estou gostando muito também dos emails da nova lista sobre o segredo. Admiro a disponibilidade de vocês de estarem compartilhando tanto conhecimento sem exigir nada em troca.
Em uma breve explicação dos conceitos pode-se notar que os dois perfis têm características contrárias, enquanto o proativo toma partido antes de um acontecimento, o reativo espera algo acontecer para tomar as providências necessárias.
A definicao de proactividade sempre fez-me confusao, mas lendo este artigo consegui perceber um pouco mais a dimensao este atributo/qualidade que se começou a usar muito aqui em Angola nos últimos dois anos, principalmente nos anuncios de empregos. Se poderem um dias destes arranjar uma definicao clássica, por favor nao hesitem em dá-la a conhecer aos leitores. Por outro lado, apesar de me dedicar muito naquilo que faço, tanto é que desempenho um cargo senior na minha organização, pelo que li, ainda nao sou um individuo proactivo. Tenho que melhorar a minha postura mental. Obrigado.
Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.
Você deve ter percebido que ser proativo e reativo são características bem distintas. As diferenças entre uma pessoa proativa e uma pessoa reativa são substanciais e podem impactar diversos aspectos da vida pessoal e profissional.
Temos recebido essa pergunta com frequência. Muitas pessoas vêem esse conceito de forma simplista – “Pró-atividade é ter iniciativa”. Mas como se diz popularmente, “o buraco é mais em baixo”!
Franciane Ulaf é administradora e psicóloga, especializada em psicologia evolutiva. Atualmente, Franciane é mestranda em psicologia na Universidade de Harvard. Sua linha de estudos investiga as raízes evolutivas da natureza humana. Franciane escreve sobre comportamento humano, produtividade, psicologia, biologia e evolução.
Nesse processo de mapeamento de perfil, uma das características importantes de serem identificadas no fit cultural do colaborador é a questão de ser proativo ou reativo. Somente através desta resposta será possível criar uma equipe de alta performance dentro da sua organização.
Excelente artigo…adorei, mesmo me identificando como uma pessoa mais reativa do q proativa, percebi q tenho muito q trabalhar meus paradigmas, mas com certeza conseguirei, pois além de não desistir tão fácil, os artigos de vcs ajudam muito. Aliás os emails sobre o Segredo são excelentes, tem me ajudado muito…
Esse depate de proatividade x reatividade, na verdade nos leva a pensar que; é impossivél ser proativo sem antes ter se sentido reativo, O texto nos leva a uma reflexão muito profunda que se diz respeito aos nossos valores, crenças, senso de organização, religião. Em que realmente acreditamos, e o que queremos ser de verdade. A postura mental é a verdadeira transformação do indivíduo como todo.
Executo varias atividades em varias funcoes durante a semana, e confesso a que mais me surpreendo e fascino é a relacionada a esportes. Vejo vários técnicos que são tão reativos que se torna hilario quando analiso depois com mas calma, enquanto outros são absurdamente e idolatradamente proativos, exemplos de tecnicos e de vida. Muito boa esta materia de voces! Parabens!
Essa postura mental rígida e imutável é contrária à pró-atividade. Por quê? Porque o indivíduo que acredita fielmente que seu ponto de vista é o único correto esgotará suas forças para brigar e provar que está certo. Isso gera irritabilidade, frustração, decepção, baixa autoestima, baixa autoconfiança, medo e, por fim, depressão – em casos em que a pessoa adota o papel de vítima (“Já que ninguém vai concordar comigo, então eu vou fazer bico!”).
Me faz lembrar da pirâmide de Maslow que explica bem a hierarquia das necessidade e o conceito de expansão de consciência que se encontra no “alto da pirâmide”, com ordem de baixo para cima como a necessidade fisiológica, de segurança, do amor/relacionamento, da estima e da realização pessoal. É uma boa opção de pesquisa para aprofundar o conhecimento.
Uma pessoa reativa se deixa influenciar mais facilmente e costuma agir de maneira impulsiva e extremada. Com o passar do tempo, o hábito é instalado e acaba se tornando uma reação instintiva que atua na parte primitiva do cérebro./span>
Como ser proativo?
3. Uma pessoa reativa, tudo é difícil e não tem solução....Proativas:
Veja algumas atitudes e características de pessoas que têm proatividade:
Segundo as novas regras ortográficas fixadas no novo Acordo, deve escrever-se pró-ativo, ou proativo? Obrigado pela atenção. No português europeu, dado a palavra incluir o prefixo tónico pró-, deve empregar-se o hífen: pró-ativo./span>
Pessoas proativas têm senso de prontidão e são capazes de identificar as oportunidades e agir na hora certa. Evitando os riscos e criando novas soluções. Além disso, elas também são flexíveis o bastante para se adaptar às mudanças e ainda influenciam sua equipe./span>