Dirige esta segunda epístola para a “senhora eleita e seus filhos”, indicando que a receptora era uma mulher cristã cujos filhos perseveravam na fé (v. 4). Ele até inclui saudações de suas sobrinhas e sobrinhos (13). Mas esta interpretação, não tem conseguido ser a opinião da maioria dos estudiosos da Bíblia.
Autoria. A autoria da epístola é atribuída, pela tradição cristã, ao apóstolo João. O peso de evidências externas pode favorecer a autoria "joanina", pois existem possíveis alusões a I João nos escritos de Clemente de Roma (em I Clemente), Inácio de Antioquia e Pseudo-Clemente (na sua II Clemente).
Um cristão chamado Gaio é mencionado na Macedônia como sendo companheiro de Paulo em sua terceira viagem missionária juntamente com Aristarco (Atos 19:29). ... No capítulo seguinte, um Gaio de Derbe é listado como um dos sete companheiros de viagem de Paulo que esperaram por ele na Trôade (Atos 20:4).
As cartas teriam sido escritas nos anos finais da vida de João por volta de 80 e 95 DC. O autor escreve essa carta direcionada aos cristãos que estavam em risco de serem enganados por falsos mestres (naquela época, obviamente, não havia um Novo Testamento completo onde os crentes podiam consultar).
Onde, quando e para quem as Cartas foram escritas Outro dado que a tradição nos dá é que João teria voltado a Éfeso depois de seu exílio em Patmos, após o fim do governo de Domiciano. Deste modo, entende-se que o apóstolo João escreveu as três de suas Cartas na região de Éfeso.
A Terceira Epístola de João, geralmente referida apenas como 3 João, é o vigésimo-quinto e antepenúltimo livro do Novo Testamento da Bíblia e atribuído a João, o Evangelista, tradicionalmente considerado também o autor do Evangelho de João e das outras duas epístolas de João.
Como a linguagem é muito semelhante ao Evangelho de João e as outras duas Cartas de São João, é provável que a origem deste escrito tenha sido a comunidade de Éfeso, na Ásia Menor (atual Turquia), onde uma tradição secular coloca a residência do apóstolo João, embora existam sinais muito evidentes de que contexto do ...
Grego
Mateus, Tomé, Felipe, Tiago de Alfeu, Tadeu, Simão e Judas e Bartolomeu.
André, Pedro, Tiago e João, os filhos de Zebedeu, trabalhavam como pescadores. ... Tiago e João estavam remendando redes junto a seu pai quando Jesus os chamou. A Bíblia narra que esses dois apóstolos não eram apenas pescadores, mas empresários, juntamente com o pai, posto que empregavam outros homens.
Significado de Discípulo substantivo masculino Quem recebe disciplina ou instrução de outra pessoa; aluno. ... Aquele que dá continuidade ao trabalho de outra pessoa: discípulos de Saussure. Etimologia (origem da palavra discípulo). Do latim discipulus.
Servir o discipulador. Isso remete que o discípulo deve fazer mais que o esperado e surpreender o discipulador com ações. Tudo para servir ao que é de interesse do seu mentor.
Ninguém pode ser chamado de discípulo de Jesus se não tiver as marcas da identidade de um verdadeiro discípulo. Pregue a palavra da salvação, fale do amor de Deus para as pessoas, mostre sua cara. NINGUEM PODE SER UM DISCÍPULO VERDADEIRO SE NÃO GERAR OUTROS DISCÍPULOS PARA ELE.
A palavra discípulo ocorre 269 vezes no Novo Testamento. A palavra cristão ocorre apenas uma. Fica absolutamente claro que os seguidores de Jesus eram identificados como discípulos. Isto é, discípulo era o substantivo.
Apóstolo é o nome que Jesus escolheu para designar os principais de seus seguidores. ... Os apóstolos necessariamente são discípulos, mas nem todos os discípulos são, necessariamente, apóstolos.