O número racional é aquele que pode ser representado numa fração em que numerador e denominador são números inteiros. Se quiseres multiplicar frações com números racionais, deves multiplicar os dois numeradores e os dois denominadores.
Para igualar a quantidade de casas decimais, devemos multiplicar ambos os números pelo termo decimal, ou seja, 10, 100, 1000..., que possui a maior quantidade de casas decimais. Sendo assim, temos que multiplicar 1,23 e 0,5 por 100.
Qualquer fração é um número racional, pois naturalmente já está escrita na forma necessária para isso. Qualquer número inteiro pode ser escrito na forma de fração. Para tanto, basta dividi-lo por 1, pois todo número dividido por 1 é igual a si mesmo.
Se os denominadores da fração são iguais, somamos ou diminuímos os numeradores e conservamos os denominadores. Caso os denominadores sejam diferentes, devemos tirar o mmc entre eles e realizar a proporcionalidade entre as frações.
Regra: Sinais iguais soma e conserva o sinal, sinais diferentes subtrai e conserva o sinal do maior. na multiplicação é só multiplicar denominador por denominador, e numerador por numerador: Ex : Na divisão Na divisão inverte a "fracão denominadora" e passa para o lado multiplicando.
A Adição e Subtração de Frações é feita somando-se ou subtraindo-se os numeradores, conforme a operação. Quanto aos denominadores, desde que sejam iguais, mantêm a mesma base. Lembre-se que nas frações, o termo superior é o numerador e o termo inferior é o denominador.
Adição e subtração de frações
Caso as frações sejam compostas por denominadores iguais, precisa-se subtrair somente os numeradres, ou seja: Exemplos de subtrações. Vale ressaltar que as operações matemáticas possuem determinadas regras quanto ao uso dos sinais. Se eles forem iguais, a regra é somar e conservar o sinal.