Células Tregs surgem no timo e são encontradas no sangue periférico e em órgãos linfóides secundários. 31 Células T reguladoras naturais expressam CD25 constitutivamente. CD25, a cadeia a do receptor de IL-2, é marcador de ativação das células T.
As células T são responsáveis pela imunidade celular. As células B, que amadurecem na medula óssea, são responsáveis pela imunidade mediada por anticorpos (humoral). A resposta mediada por células começa quando um patógeno é fagocitado por uma célula apresentadora de antígeno, nesse caso, um macrófago.
Os linfócitos CD4 são também chamados linfócitos “helper” ou auxiliares. Têm um papel importante na identificação, no ataque e na destruição de bactérias, fungos e vírus que invadem o corpo. Os linfócitos CD4 são o principal alvo do HIV.
A resposta mediada por anticorpos é resultado de uma série de interações celulares que ocorrem em uma seqüência ordenada; - As células T são ativadas quando os antígenos são apresentados pelas APC, - As células B interagem com as APC, - Os linfócitos B ativados proliferam e se diferenciam em plasmócitos e células B de ...
Os linfócitos B são os responsáveis por garantir a chamada imunidade humoral, que se destaca pela resposta imunológica realizada pela produção de anticorpos. Esses anticorpos são capazes de neutralizar ou ainda destruir os antígenos.
O termo hapteno, proposto por Landestiner em 1920, é designado a toda espécie molecular não imunogênica ao receptor, que se combina com uma macromolécula imunogênica carregadora ("carrier") sendo capaz de licitar uma resposta imune específica no hospedeiro.