Descubra o que pode fazer para ajudar a salvar os oceanos com estas dez sugestões.
- evitar o uso de produtos plásticos (veja sobre este assunto no texto “Poluição”); - não comprar peixes ameaçados; - não construir ilegalmente em áreas costeiras; - pressionar o governo para que a conservação dos oceanos seja também uma prioridade.
Do ponto de vista ambiental contribui na composição e equilíbrio climático, uma vez que os oceanos abrigam seres (fitoplanctons) que são responsáveis pela produção de grande parte do oxigênio do planeta e também por reter calor em períodos maiores que os continentes, denominado de maritimidade.
A resposta é simples: por que os oceanos são responsáveis por absorver 90% de todo o CO2 presente hoje na atmosfera. Eles são os verdadeiros pulmões do planeta! Cobrem nada mais, nada menos que 70% da superfície da Terra.
Para “preservar” é preciso saber reconhecer o que se tem Ninguém chora, por exemplo, por algo que não ama; ninguém sente o vazio de algo que anteriormente não tinha no seu interior. Assim, neste equilíbrio vital que a vida estabelece, é necessário primeiro saber reconhecer tudo aquilo é valioso para si.
As populações humanas precisam buscar equilíbrio na relação com o meio ambiente. A preservação da vida no planeta terra é uma questão que diz respeito à participação de todos. ... Precisamos de atitudes que promovam o bem estar coletivo e a segurança ecológica.
Preservar o meio ambiente é fundamental para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Para celebrar o esforço em proteger os recursos naturais, A ecologia é a ciência que estuda as relações entre os seres vivos e os meios onde vivem.
As Organizações Não-Governamentais (ONGs) ambientais lutam em defesa do Meio Ambiente, pesquisas, educação ambiental, etc. ... Outra forma de atuação é exigir quanto fiscalizar os órgãos competentes nas questões que envolvem a Meio Ambiente.
Com base nesses pontos, separamos algumas entidades de destaque com diferentes perfis e áreas de atuação para que você possa conhecer mais e se inspirar:
ROTARY
Talvez a organização humanitária sem fins lucrativos mais conhecida mundialmente, a Médicos Sem Fronteiras (MSF) leva cuidados médicos a áreas que foram afetadas por crises humanitárias como guerras, desastres naturais e epidemias.
As organizações não governamentais (ONGs) são entidades privadas da sociedade civil, sem fins lucrativos, cujo propósito é defender e promover uma causa política. ... São exemplos de outras entidades do terceiro setor as associações de classe e organizações religiosas.
As ONGs atuam no chamado terceiro setor, onde há a omissão dos governos e da iniciativa privada. O trabalho das ONGs é focado na atuação em áreas vulneráveis da comunidade, que geralmente não são cobertas pela ação governamental, ou essa ação não é suficiente para resolver a situação.
Feita a distinção, podemos perceber que existem dois tipos de ONG no Brasil: as associações e as fundações. Entretanto, essas entidades, desde que obedeçam aos requisitos legais e façam o requerimento, poderão ser qualificadas como OSCIP ou OS.
O que é uma organização da sociedade civil? (OSC)
Tipos de entidades do Terceiro Setor
O terceiro setor é o conjunto de atividades voluntárias desenvolvidas em favor da sociedade, por organizações privadas não governamentais e sem o objetivo de lucro, independentemente dos demais setores (Estado e mercado) – embora com eles possa firmar parcerias e deles possa receber investimentos (públicos e privados).