A variação de grau, concernente aos adjetivos, torna-se materializada quando se deseja comparar ou intensificar as características a que lhes são atribuídas. Para tanto, este se subdivide em duas modalidades: o grau comparativo e o superlativo.
Os adjetivos “argentino” e “brasileiro” são classificados como adjetivos pátrios.
Simples: é formado de um só elemento. Exemplos: brasileiro, escuro, claro. Composto: é formado de mais de um elemento. Exemplos: luso-brasileiro, amarelo-claro, castanho-escuro.
a) Adjetivos primitivos: são constituídos por um radical que não possui acréscimo de afixos (sufixo e/ou prefixo) derivacionais. b) Adjetivos derivados: são construídos por meio do acréscimo de afixos derivacionais. c) Adjetivos pátrios: são aqueles que se referem a continentes, países, regiões etc.
adjetivo Que ama o estudo; aplicado no estudo: aluno estudioso. Que faz as coisas com estudo, atenção, esmero. substantivo masculino Pessoa dada ao estudo das ciências e das artes: é um estudioso de literatura.
1 aplicado, atento, dedicado, diligente, esforçado. Que estuda para conhecer muito alguma coisa: 2 conhecedor, teórico, entendido, especialista, experto.
Significado de Traiçoeiro adjetivo Relativo a traição. Que usa de traição. Em que há traição: pronunciamento traiçoeiro. Desleal, pérfido.
adjetivo Que se refere à traição, ao ato de trair alguém, de agir com deslealdade. Que ataca e fere sem aviso prévio: não esperava este ato traiçoeiro.