Resposta. Os principais são: ENO e Estomazil. Eles funcionam da seguinte forma: Aumentam o pH gástrico, neutralizando o HCI (ácido clorídrico), que foi liberado pelas células parietais (é a tal dor de estômago).
O uso indiscriminado de antiácidos para tratar azia e refluxo tem gerado preocupação por parte da FDA (agência norte-americana reguladora de fármacos e alimentos). O consumo prolongado e em altas doses pode causar a má absorção de nutrientes, vitaminas e minerais, além de aumentar o risco de fraturas e infecções.
Este medicamento não deve ser usado em pessoas com história de alergia ao ácido acetilsalicílico e salicilatos, a quaisquer outros anti-inflamatórios não-esteroidais ou componentes da fórmula. Também não deve ser usado em menores de 16 anos, grávidas ou lactantes sem recomendação médica.
1 limão grande (ou 2 limões médios) 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio. água.
Em um copo de vidro, esprema um limão grande ou dois médios. Em seguida, adicione aos poucos uma colher de chá de bicarbonato de sódio no suco. A mistura vai borbulhar, por isso é importante colocar o bicarbonato lentamente. Complete com água até chegar à metade do copo e pronto.
Como o Sal de Frutas Eno funciona? Os componentes do Sal de Fruta Eno, quando dissolvidos em água, reagem entre si, produzindo um sal de efeito antiácido, capaz de iniciar a redução da acidez do estômago em 6 segundos.
O sal de fruta ENO é composto por ingredientes se dissolvem rapidamente e criam uma solução efervescente que neutraliza a acidez estomacal ao entrar em contato com ele.
Possíveis efeitos colaterais Os efeitos colaterais do Sal de Fruta Eno incluem gases intestinais, arrotos, distensão abdominal e irritação gastrointestinal leve.
O omeprazol liga-se às bombas de prótons, provocando a sua inativação. Essa inativação das células parietais do estômago pelo omeprazol é capaz de reduzir a produção de ácido em até 95%, motivo pelo qual esse fármaco tem sido o medicamento de eleição para o tratamento das doenças gástricas relacionadas com a acidez.
Estomazil Efervescente promove o alívio da azia e do mal-estar, através da neutralização do ácido gástrico. Devido a sua rápida solubilidade, o bicarbonato de sódio tem eficácia imediata, pois é rapidamente absorvido por via oral, neutralizando a acidez do estômago.
Pó Efervescente Deixar completar a efervescência e beber de uma só vez. Para as indicações propostas de azia e má digestão, a dose contida em um envelope é suficiente, podendo ser repetida após 2 horas em caso de necessidade.
Recomenda-se evitar a ingestão de bebida alcoólicas durante o tratamento com Estomazil®. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião- dentista. Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. 5.
Pode levar à sobrecarga de sódio e à alcalose metabólica (excesso de bicarbonato tornando o pH do sangue elevado), que pode causar agitação, fraqueza, sede, diminuição da salivação, tontura, dor de cabeça, risco de hipotensão (pressão baixa) e taquicardia (palpitação).
Antiácidos contendo hidróxido de alumínio e hidróxido de magnésio, como o Estomazil® Pastilhas, deve ser utilizado cuidadosamente em pacientes idosos e com dano renal leve a moderado (devido ao risco elevado de desenvolver hipermagnesemia (acúmulo de magnésio no sangue) e uma consequente toxicidade por magnésio), além ...
Estomazil não é recomendado pela literatura para o tratamento de gastrite. Não existe evidência científica. Sugiro procurar um gastroenterologista para realizar o tratamento adequado.
Pastilhas. Usar 1 a 2 pastilhas ao dia ou a critério médico. Você não deve ultrapassar a dose máxima diária recomendada de 10 pastilhas. Para esta dose, o período máximo de uso recomendado deste medicamento é de 2 semanas.