O teste de Impulsão Horizontal consiste em atingir a máxima distância num salto em comprimento a pés juntos. Este teste tem como objetivo avaliar a força explosiva dos membros inferiores. ... Superfície horizontal não escorregadia, fita-cola, fita métrica e cones.
Exercícios de pliometria são baseados em movimentos rápidos e energéticos, muitos deles com saltos, precedidos pelo alongamento de algum músculo. Desse modo, ocorre o chamado ciclo de alongamento-encurtamento: o corpo usa a energia elástica adquirida com o alongamento para garantir explosões mais potentes.
Ou seja, o candidato se posiciona sobre a tábua de impulsão de costas para a caixa de areia e de frente para a pista de corrida. Ao se posicionar em cima na tábua de impulsão, ele deixa alguns centímetros (3 a 4 cm) do calcanhar para o limite final da tábua (margem de segurança).
O teste de shuttle run, também conhecido como corrida de ir e vir, tem o objetivo de avaliar a velocidade e a agilidade do candidato. Nessa prova, o examinando terá que percorrer uma distância de aproximadamente 9,14 m entre duas linhas. ... Em seguida, se deslocará até a outra linha, na distância de 9,14 m.
O testando inicia o teste na posição em pé, atrás da linha de partida, de costas para o cone “A”. Ao ser dado o comando “VAI”, ele desloca-se lateralmente até o cone “B”, passando por fora do cone e corre, de costas, até o cone “D”, dando a volta por dentro desse.
O candidato do sexo masculino deve elevar o seu corpo, ao menos duas vezes, em sequência (sem repouso), por meio da flexão dos cotovelos, até que o queixo ultrapasse o nível da barra, retomando, em seguida, a posição inicial. Já as mulheres devem permanecer em suspensão por no mínimo cinco segundos.
4 dias