Agênero, sem-gênero, não-gênero, ou gênero nulo é uma identidade não-binária de pessoas trans caracterizada pela ausência total de gênero ou pela não conformidade com o conceito de gênero.
Uma das mais utilizadas e amplamente aceitas, entretanto, é a de que pessoas agênero não se identificam com gênero algum. Agênero não é um gênero, mas uma identidade. Pessoas agênero também podem se identificar como pertencentes ao guarda-chuva não-binário e/ou transgênero.
Neste dia 19 de maio é comemorado o Dia do Orgulho Agênero, que é a ausência de identidade de gênero ou gênero neutro. Ainda com pouca visibilidade, os agêneros passaram a ganhar mais espaço na mídia em 2014, quando houve a criação da bandeira e maior disseminação nas redes.
Neutralidade de gênero (forma adjetiva: gênero-neutro), também conhecida como gênero-neutralismo ou movimento de gênero-neutro, descreve a ideia que visa a linguagem, e outras instituições sociais, deveriam evitar distinguir normas de gênero de acordo com o sexo ou gênero delas, a fim de prevenir a discriminação ...
"Fluido" (ou "gênero-fluido") designa uma pessoas cuja identidade sexual é variável, que passa do masculino ao feminino, ou até mesmo ao gênero neutro.
O gênero fluido ou genderfluid é um tipo de identidade de gênero não binária cujas pessoas que se identificam com ela são caracterizadas por terem diferentes identidades de gênero em diferentes momentos. ... A característica comum é o caráter flutuante dessa identidade.
Genderfluid ou Gênero Fluído, é quando uma pessoa se identifica com ambos os gêneros feminino e masculino. Ela pode um dia se sentir mais como um menino e outro como menina.
Demiboy / demimenino / demigaroto: pessoa trans não-binária que se identifica parcialmente com o gênero masculino e parcialmente com gênero neutro ou com agênero.
Também pode se considerar Demigirl pessoas biologicamente mulheres que não sentem uma conexão significativa com seu sexo, mas não a ponto de sofrer disforia de gênero. Também podemos usar para mulheres transexuais que ainda sentem laços com o "antigo sexo", lembrando que QUEM DEFINE O GÊNERO É A PESSOA, NÃO A OCASIÃO.
Não-binariedade ou identidade não-binária é um "termo guarda-chuva" (que abarca várias identidades diferentes dentro de si) para identidades de gênero que não são masculinas ou femininas, estando portanto fora do binário de gênero e da cisnormatividade.
O chamado gênero fluido é uma identidade de gênero não-binária que se configura pela identificação com os gêneros de maneira inconstante, uma vez que a pessoa flutua entre o ser/se fazer homem ou mulher.
Semelhante aos pronomes e títulos, todos os rótulos que damos aos membros da família: mãe, pai, irmão, irmã, tia, tio são de gênero. Termos neutros quanto ao gênero, como cônjuge, podem ser substituídos ao discutir relacionamentos românticos, e irmãos, filhos e pais também são relações neutras.
O Merriam-Webster, um dos dicionários mais importantes da língua inglesa, anunciou que vai expandir sua lista de pronomes passará a incluir os termos neutros "they" e "them", que podem ser usados no lugar de "ele" e "ela", em suas próximas edições.
O pronome "they" (eles-elas em inglês) empregado no singular é a palavra do ano do dicionário Merriam-Webster. Refere-se a pessoas que repudiam tanto o gênero masculino quanto o feminino, identificando-se como "não binárias".
Além disso, os pronomes pessoais em inglês têm a função de indicar a pessoa gramatical (1², 2² ou 3²) e o número (singular ou plural) do discurso. Assim, podem ser “I”, “You”, “He”, “She”, “It”, “We” e “They”. Esses representam os pronomes pessoais do sujeito.