Para os homens, geralmente usa-se o filá, ou Barrete, um pequeno chapéu ou boina sem abas e que cumpre a mesma função do pano de cabeça feminino; mas somente quando atingem um grau mais elevado na casa, como no caso dos ogãs, pais pequenos e Sacerdotes.
As médiuns mais novas da casa costumam usar o pano branco, com amarração simples. Enquanto as mais velhas podem usá-lo colorido e com amarrações mais enfeitadas. Em festas, elas costumam vestir a cor do Orixá homenageado.
O que é Amaci e para que serve na Umbanda – Amaci é um dos rituais mais importantes da Umbanda. Aliás, Amaci é um dos primeiros sacramentos, o qual consiste na iniciação do médium.
Adjá, adeja ou campa: saiba mais sobre a importância deste instrumento nos cultos – As pessoas que já foram a algum culto num terreiro de Umbanda ou de Candomblé, certamente já pôde observar o uso do Adjá. Esse objeto pode, à primeira vista, parecer apenas uma sinetinha…
Para descobrir qual é o seu Odu de Nascimento por meio da numerologia dos Orixás, você precisará somar todos os números da sua data de nascimento, como no exemplo abaixo. Como o número é maior que 16, será preciso reduzi-lo. Então, soma-se 3+7=10. Assim, o Odu de João é OFUN, que é regido por Oxalá.
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
As abas do pano de cabeça se relacionam ao Orixá da filha de Santo e a sua idade de Santo. Se seu Orixá for feminino, deve usar duas abas saindo da amarração. Se for masculino, será utilizada somente uma aba saindo da amarração. É necessário ter discernimento ao usar o pano de cabeça. Ele não é um simples turbante. O pano também não deve ser maior do que o das médiuns acima de sua hierarquia no terreiro.
O que achou? Um ideia: Por que as mulheres brasileiras não fazem uns tutoriais assim… vamos lá gente rs. Teria uma enorme satisfação de divulgar aqui! Grande abraço e ó dàbò!
Antes, gostaria de fazer uma adendo ao assunto: Foi-me indagado sobre fotos de homens que usavam pano de cabeça. Em tempos antigos, escravos homens usavam pano de cabeça simplesmente para carregar peso. Este pano era símbolo da escravidão.
O PANO DA COSTA, UM APETRECHO FEMININO. 1º Também conhecido como alaká, pano-de-alaká ou pano-de-cuia, o pano-da-costa é de origem africana e compõe a indumentária da roupa de baiana. Seu uso está intimamente ligado ao âmbito das religiões afro-brasileiras e obedece às cores simbólicas dos orixás.
Algumas casas autorizam também o uso por homens, na falta no filá ou barrete; em rituais específicos que se realizam por ocasião de falecimento de um médium da casa; ou quando se realiza rituais usando o azeite de dendê quente; que pode causar quizilas nos filhos de alguns específicos Orixás.
Professor de Yoruba, blogueiro e palestrante do idioma e cultura Yorùbá. Busca sempre ensinar as pessoas do Candomblé, Umbanda e Ifá o idioma Yorùbá desde a base até poder compreender as cantigas e orações. Atualmente é responsável pela Educa Yoruba, primeira escola virtual de ensino do idioma dos Òrìsà no Brasil, sendo grande referência quando o assunto é o idioma Yorùbá.
O amaci é uma técnica utilizada na umbanda para ajudar no desenvolvimento do médium que irá incorporar o Orixá ou seus espíritos guias. Ele é usado para a lavagem da cabeça, especificamente seu ori – região de conexão com a espiritualidade, também conhecido como chakra coronário.
Passo 1: prenda o cabelo na lateral. Passo 2: pegue o turbante e dobre ele ao meio para ficar mais estreito, como se fosse uma faixa. Passo 3: coloque na sua nuca e leve as pontas para frente. Passo 4: faça um laço.
Novamente aqui estamos para falar sobre o Gèlé, conhecido como pano de cabeça no Candomblé, ou até mesmo, Òjà. No meu outro post, conhecemos um pouco dele e sua importância na vida da mulher nigeriana e também em outros lugares da África.
Na cultura do candomblé, adereço protege o ori (cabeça, na língua yorubá). “Autoestima, elegância, empoderamento e sabedoria”. ... Além de oferecer oficinas de como usar o adereço no Ilê, Dete também veste a própria cabeça e destaca o significado que o turbante tem na sua religião, o candomblé.
E quanto aos tecidos mais indicados, você tem bastante liberdade para testar os que mais te agradarem. Mas os mais comuns são tricoline, sarja e viscose. Também é bom evitar a malha, pois ela pode acabar escorregando da cabeça.
Porém, devemos lembrar que aqui falo do pano de cabeça no que tange a Nigéria, pois em outras culturas, existem panos de cabeça, mas para proteção contra o Sol, principalmente em zonas desérticas e muito áridas.
Vamos respeitar as diferenças.
O turbante podia indicar a origem, tribo ou casta da pessoa, identificar a religião ou a posição social. ... O atavio também é comum nas religiões tradicionais africanas, afro-americanas e afro-brasileiras, podendo ser de vários tipos e cores.
Significado de Turbante substantivo masculino Toucado oriental, formado por um longo pedaço de fazenda que se enrola em volta da cabeça. (Foi adotado pelas unidades do exército francês na África.). Toucado feminino, semelhante ao dos orientais.
Significado de Hera [Mitologia] Deusa grega, considerada a mais importante do panteão, filha de Cronos e de Rea, irmã de Zeus; foi engolida por Cronos logo após o seu nascimento, depois vomitada. Etimologia (origem da palavra hera). Do latim hedera, ae.
Na mitologia grega, a deusa Hera, filha de Cronos e Réia, é símbolo do casamento, fertilidade e da proteção feminina. Esposa e irmã de Zeus, era também conhecida como a rainha do Olimpo e tinha o pavão como seu animal preferido.
É uma ave misteriosa, cheia de mitos e crendices: dizem que não se podem alvejá-las, porque foram elas quem lavaram as roupas de Nossa Senhora, sujas do sangue de seu filho Jesus. Quem se atrever, vai é direto para o inferno.
A lavadeira-mascarada (Fluvicola nengeta), também conhecida como lavadeira, noivinha, viuvinha (Zona da Mata Mineira), maria-branca, maria-lencinho, bertolinha ou pombinho-das-almas e senhorinha, é uma ave passeriforme sul-americana pertencente a família dos tiranídeos.
lavadeiro