Vários fatores de risco estão associados com o desenvolvimento de LPP em pacientes críticos, tais como: alterações do nível de consciência, déficit nutricional, pressão extrínseca associada à idade avançada, umidade, imobilidade no leito, período prolongado de internação, perfusão tecidual diminuída, uso de drogas ...
Prevenção e cuidados
Lesão por pressão: como prevenir?
Cuidados com pacientes acamados em casa
Normalmente, o banho do acamado que tem dificuldades de locomoção e de movimentação é feito com panos umedecidos, gazes ou até mesmo com água, desde que seja possível a utilização de um colchão à prova d'água ou movimentar o paciente até o banheiro.
Os alimentos como arroz, aveia, milho, batata, abóbora, mandioca e pão são importantes fontes de energia e, por isso, devem ser os principais ingredientes das refeições dos idosos. Melhor ainda se forem consumidos nas formas integrais.
O idoso deve ir até a beirada da cama, inclinar a cabeça e o tronco para frente com os pés apoiados no chão e ligeiramente separados, segurar os braços de apoio do assento com as mãos e dar impulso; caso o paciente não seja capaz de se levantar sozinho, o cuidador deve segurá-lo pelas costas, usar seus próprios joelhos ...
Para prevenir escaras, deve-se realizar a mudança de decúbito regular, ou seja, mudar a posição no leito a cada duas horas ou menos, conforme indicação profissional. Proteger essas proeminências ósseas com coxins também ajuda a evitar a pressão nos locais mais propícios a escaras.
Pode ser referido como:
A mudança de decúbito é definida como a mobilização do idoso no leito realizada com uma frequência, estabelecendo uma padronização e rotatividade das posições e, consequentemente, evitando a sobrecarga de pressão em uma determinada área da pele por um período prolongado.