Vejamos algumas posições e sua finalidade:
?Sinais e sintomas: esse teste serve para diagnosticar a síndrome do túnel do carpo e o aparecimento de formigamento ou dormência na mão, principalmente na região que vai até o 3º dedo, demonstra positividade do teste.
O teste de Phalen foi considerado positivo quando parestesia ou "formigamento" na topografia inervada pelo nervo mediano, no momento em que o paciente mantinha seus punhos fletidos entre 30 e 60 segundos(7,11). O sinal da percussão dolorosa foi avaliado percutindo a região correspondente ao nervo mediano no punho.
O teste clínico específico para a epicondilite lateral tem o objetivo de reproduzir a dor experimentada pelo paciente. O teste conhecido como de Cozen é realizado com o cotovelo em 90º de flexão e com o antebraço em pronação.
Teste de Phalen (figura 5) Os cotovelos são fletidos 90º, com os antebraços no plano horizontal com o solo e punhos flexionados um contra o outro por 60 segundos. O teste é positivo quando ocorre dor ou parestesias dos dedos do aspecto radial da mão.
Como é diagnosticada a epicondilite lateral? O reumatologista irá perguntar sobre suas atividades e realizará um exame físico, para encontrar uma dor localizada à palpação do epicôndilo lateral. Fará várias manobras que irão reproduzir a dor apresentada.
Na maioria dos casos de epicondilite lateral, o tratamento é realizado através de sessões de fisioterapia. O fisioterapeuta atua no controle da dor e da inflamação através de recursos físicos como crioterapia, ultrassom e eletroterapia.
O que fazer: Para aliviar a dor no cotovelo, deve-se ficar de repouso, colocar compressas de gelo na região, tomar remédios anestésicos, como o Paracetamol, e fazer fisioterapia. Entenda como deve ser feito o tratamento para Epicondilite Lateral.
Drogas como aspirina, diclofenaco ou ibuprofeno podem reduzir a dor e o inchaço. Se você pratica de um esporte de raquete seu ortopedista especialista em ombro e cotovelo pode incentivá-lo a verificar o equipamento para um mais adequado ao seu perfil, ou até mesmo a troca de esporte por um tempo.
Alguns recursos que podem ser usados são equipamentos que combatem a inflamação, como tens, ultrassom, laser, ondas de choque e iontoforese. Uso de compressas com gelo e exercícios de fortalecimento e alongamento, assim com técnicas de massagem transversa também são úteis para acelerar a cura.
Tratamento para Tendinite no Cotovelo As compressas diárias de gelo são importantes aliadas nesse tratamento e podem ser uma boa opção para aliviar a dor, devendo ser utilizada durante 20 minutos, de 3 a 4 vezes por dia. Em alguns casos, pode ser necessária a imobilização do cotovelo para que o tendão possa curar.
O tempo de seguimento após a cirurgia foi de no mínimo 24 meses e no máximo 72 meses (média de 41). Os principais sintomas referidos pelos pacientes antes da cirurgia foram dor, edema, paresia e parestesia.
Prevenção. Evitar atividades que exijam movimentos repetitivos do punho e dos dedos pode ajudar a prevenir Epicondilite lateral. Exercícios de alongamento também podem ser úteis neste sentido.
Com o cotovelo de lado, dobrado a 90º, girar devagar a mão para cima e manter por 5 segundos; depois, devagar, girar a mão para baixo e manter por 5 segundos. Fazer 3 séries de 10 repetições. É importante manter o cotovelo a 90º durante todo o exercício.
Exercícios que podem complementar o programa de treino são as roscas e exercícios específicos para o antebraço. A rosca lateral, exercício clássico para o bíceps, pode ter efeitos terapêuticos para a articulação do cotovelo, mas com cargas inicialmente leves e amplitudes tateando o conforto.
Algumas medidas simples são eficazes para evitar a dor no cotovelo durante a musculação ou academia:
As compressas diárias de gelo são importantes aliadas nesse tratamento e podem ser uma boa opção para aliviar a dor, devendo ser utilizada durante 20 minutos, de 3 a 4 vezes por dia. Em alguns casos, pode ser necessária a imobilização do cotovelo para que o tendão possa curar.