- Bulbo sensor de temperatura - reservatório na extremidade inferior do termômetro que acomoda a maior parte do líquido termométrico. - Haste - tubo de vidro capilar no interior do qual o líquido termométrico avança ou se retrai em função de variações na temperatura.
O termômetro de bulbo úmido tem o bulbo coberto por uma malha porosa (geralmente de algodão), que fica mergulhada num recipiente contendo água destilada. Esta malha fica constantemente úmida devido ao efeito de capilaridade.
O termômetro de globo e usado para medir o calor influenciado pela umidade do ar. Termômetro de bulbo Seco: Termômetro, com escala mínima de + 10 ºC a + 100 ºC e precisão mínima de leitura de + 0,1 ºC. É usado para medir a temperatura do ar.
5.
Como fazer: Primeiro, encha completamente a garrafa com água. Depois faça uma tira (cerca de 20 cm de comprimento, 4 cm de largura e alguns milímetros de espessura) com massa de modelar. Enrole a massa em volta do canudo (a aproximadamente 5 cm de uma das pontas).
Medindo a umidade relativa do ar no ponto de condensação
Instalar o termohigrômetro na farmácia e almoxarifado, no local onde houver maior probabilidade de se encontrar a maior temperatura e umidade durante o dia. Fazer as leituras máximas, mínimas e momentâneas de temperatura e umidade; duas vezes ao dia, de segunda à sexta.
Melhores medidores de umidade
Desumidificação: Este processo consiste em retirar a umidade do mel. Para tanto o mel deve ser colocado em bandejas e mantido em uma sala com desumidificador, até que atinja a umidade desejada (20% ou menos).
Pode ser consumido imediatamente mesmo sem ser processado, ao contrário da maioria dos demais adoçantes, e para isso basta apenas que você seja corajoso o bastante para roubá-lo das abelhas. Em seu estado puro, o mel não fermenta, mas a fermentação pode acontecer por acidente ou ser deliberadamente induzido.
O mel da Jataí, da Mandaçaia e todas as abelhas sem ferrão devem e são obrigadas a guardar em geladeiras, pois elas possuem mais água e com isso poderá, digo poderá, fermentar pela água natural existente no mel.
A captura de abelhas Tubuna é feita com iscas pet. Estas iscas pet são lambuzadas com atrativo para abelhas sem ferrão. Assim atraindo uma enxameação para esta isca. Geralmente são utilizadas garrafas pet 2 litros para a confecção das iscas.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, a chocolateria Dengo montou um sistema de pasteurização a baixa temperatura para embalar o mel de cacau e vendê-lo sem a necessidade de congelamento.
Mel deve ficar guardado em temperatura ambiente Verdade seja dita, ele pode sim ser colocado na geladeira, mas o ideal é que fique fora mesmo. Assim você evita que ele acabe cristalizando e consequentemente fique duro.
Colocar o mel na geladeira vai engrossá-lo e cristalizá-lo. É um alimento totalmente natural que praticamente não estraga.
Acredite: o mel vence sim, geralmente em dois anos, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O longo prazo de validade está associado ao fato de que o alimento é um ambiente impróprio para a sobrevivência da maioria dos micro-organismos.
A cristalização do mel ocorre quando as moléculas de glicose se separam da frutose, fazendo com que ela se transforme em pequenos cristais. Todo o mel irá cristalizar com o tempo, porque todos tem glicose e frutose.
O banho Maria é uma solução muito utilizada para transformar o mel cristalizado em mel liquido. Consiste em aquecer o mel dentro da embalagem na água a 45ºC por 15 minutos.
Se o mel deslizar no dedo como um líquido, significa que não é puro e tem adição de açúcar para preservar seu sabor. Por outro lado, se o produto não deslizar pelo dedo por ser muito espesso, você provavelmente estará diante de um produto natural.
A coloração do mel varia de acordo com a florada onde as abelhas buscam o néctar. Se for de laranjeira, o mel é mais claro; se de flores silvestres, o mel é mais escuro. Outra dica: mel cristalizado é bom sinal. “Todo mel, quando bem manipulado, tende a cristalizar”, explica Albano.
9 fantásticos benefícios do mel para a saúde
Qual a quantidade recomendada? Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a recomendação de ingestão de qualquer açúcar é de no máximo 50 g/dia. O ideal é reduzir o consumo para 25 g/dia. Por isso, o consumo de mel deve ser bastante moderado, cerca de uma colher (de sopa) cheia por dia já é o suficiente.
Em função da grande quantidade de antioxidantes e a maneira como este alimento estimula a absorção do cálcio, o mel é muito bom para as funções cerebrais em geral, mas é ainda melhor para a memória. Outro benefício do mel é contribuir para a cura de feridas pelo seu grande poder de cicatrização.
Sua composição garante diversos benefícios para a saúde por ser rico em vitaminas (do complexo B, C, D e E) e em minerais, tais como o potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto e o cobre. O mel contém em média 20% de água e 80% de açúcar (glicose e frutose).
Conheça 12 tipos de mel ideais para o seu dia a dia