Predatismo: Relação em que um animal captura e mata indivíduos de outra espécie para se alimentar. ... Herbivoria também é uma relação interespecífica, porém, em que um animal mata uma PLANTA para comer (e não outro animal).
A relação que há entre as plantas e os animais é que elas proporcionam a todos eles a vida, seja de forma direta, como alimento, ou indireta, alimentando suas presas e proporcionando oxigênio.
Insetos e plantas estão intimamente associados. Alguns insetos são vitalmente importantes para muitas plantas, assistindo na sua reprodução, através da polinização, ou na sua dispersão espalhando suas sementes. Proteção da planta / alimento e abrigo para o inseto.
⇒ Insetos: A polinização especificamente realizada por insetos é chamada de entomofilia. ... ⇒ Aves: A polinização por aves é chamada de ornitofilia. Geralmente flores polinizadas por esses animais apresentam uma grande quantidade de néctar e pétalas com cores vivas, como amarelo e vermelho.
A relação ecológica entre abelhas e plantas é harmônica, na qual as duas se beneficiam, através do chamado mutualismo. questão 2: A relação entre abelhas e plantas é harmônica interespecífica (entre espécies diferentes), chamada de protocooperação, em que ambas se beneficiam.
A reprodução de quase todas as plantas acontece por meio da flor, que possui, em seu interior, o órgão feminino chamado de gineceu e o órgão masculino chamado de androceu. ... O gineceu é composto pelo ovário, que produz e armazena os óvulos. Nos óvulos também existem as células sexuais da planta.
Na autocoria, a semente é liberada pela própria planta sem que seja necessária a interferência de nenhum fator externo. O coco é um fruto que apresenta um mesocarpo fibroso que retém ar. Essa característica nos permite concluir que a semente do coco é dispersa: a) pelo vento.
Há dois principais tipos de dispersão de sementes: pelos fatores abióticos e por meio dos animais. Atualmente os maiores responsáveis pela dispersão de sementes são os animais frugívoros, ou seja, aqueles que comem frutos.
A dispersão de frutos e sementes é um mecanismo importante para as plantas, uma vez que permite a colonização de novas áreas. Esse fator é fundamental para a sobrevivência de novos indivíduos, pois vários exemplares em uma mesma área desencadeiam a competição por recursos.