Quando a temperatura da massa é elevada, as leveduras se reproduzem e se alimentam do açúcar e do amido que existe na farinha de trigo. Então, elas liberam gás carbônico, que faz a massa crescer.
Fermento biológico Durante a digestão, eles liberam um tipo de álcool e gás carbônico. O gás faz com que a massa se expanda e fique com furinhos e textura fofa. É assim que o pão cresce. Já o álcool e outras substâncias liberadas pelos fungos em menor quantidade dão sabor para a massa.
Versátil, a massa do pão pode ser feita de diversas formas e com diferentes sabores. Ela é caracterizada por precisar de descanso para crescer e fermentar melhor.
1)Para saber uma massa já cresceu o suficiente e se os pães já estão em condições de serem assados, realiza-se um teste: assim que a massa está pronta , faz-se uma bolinha com um pedacinho dela. Mergulha-se então essa bolinha em um copo cheio de água.
O sal inibe a ação do fermento e faz com que o pão não cresce. O sal deve ser adicionado momentos antes de sovar a massa. A temperatura da água ou do leite podem matar os fungos do fermento. Temperaturas altas matam os fungos e muito frias não ativam o fermento.
O pão não deixa de crescer no frio, ele apenas leva mais tempo para alcançar o tamanho que, no calor, atinge rapidamente. O crescimento de massas e pães depende das condições que você oferece para que os microrganismos se proliferem bastante e produzam muito gás, que se expandirá no forno e fará seu pãozinho crescer.
O pão massudo pode ser falta de sova. ... Se você não sova bem, consequentemente o pão não cresce bem pois a massa não fica elástica o suficiente, o glúten não se desenvolve para que os gases da fermentação ajam, e esses gases ficam presos.
Não respeitar o tempo de fermentação fará com que seu pão fique pesado e massudo. ... Se você se esquecer dele e deixar fermentando demais, seu pão pode virar um balão murcho e quando você fizer o corte, ele vai desabar. No caso do pão que não tem corte, ficará com a textura irregular.
natural: utiliza-se uma mistura de água e farinha, e leva cerca de 10 dias para o preparo.
A geladeira é muito útil, já que um bom pão requer tempo de fermentação, mas, ao fermentá-lo na geladeira, a baixa temperatura, esse tempo não é o nosso tempo. Você não precisa se preocupar com nada. Pode deixar que o seu pão fermente enquanto você forme, e ficará muito bom.
Armazenamento por períodos longos Na hora de guardar, unte a embalagem com spray para alimentos. Assim, a massa congelada pode ficar guardada por até dois meses.
Mas o ideal é não passar de 9 dias. Congelar (freezer) - Sem anti mofo na massa - 45 dias. Com anti-mofo 90 dias.
Ou seja, não pode esquecer a massa lá, não. Depois de seca, ela vai direto pra geladeira. Para conservar, coloque o macarrão já seco numa assadeira coberta com filme e deixe na geladeira até a hora de cozinhar, por até 3 dias.
É simples! Divida a massa em pequenas bolinhas, com o mesmo tamanho que utilizaria para uma pizza comum. Depois, borrife uma pequena quantidade de óleo sobre a massa, e embrulhe em papel filme antes de ir para o congelador. Congelar massa de pizza é unanimidade entre as empresas que produzem e comercializam alimentos.