Polígonos inscritos são aqueles que estão no interior de uma circunferência, de modo que todos os seus vértices são pontos dela. Já os polígonos circunscritos estão no exterior de uma circunferência e apresentam todos os seus lados tangentes a ela.
Se uma circunferência é dividida em três ou mais arcos congruentes (de mesma medida), então as cordas consecutivas formam um polígono regular inscrito na circunferência. Por exemplo, se em uma circunferência traçarmos dois diâmetros perpendiculares entre si, a circunferência ficará dividida em quatro arcos congruentes.
Para calcular a áreas dos polígonos regulares, a melhor forma é a fórmula geral de área de polígonos: semiperímetro multiplicado pelo apótema, dividido por dois.
Então, o lado do quadrado inscrito na circunferência de raio r é obtido multiplicando r pela raiz de 2. Para mostrar isso, podemos usar quase todo o desenvolvimento da relação anterior.
Observe que, se o lado do hexágono mede l, então, o segmento PB = l/2. Exemplo: Calcule a medida do lado e do apótema de um hexágono regular inscrito em uma circunferência de raio 10 cm. Lado: como l = r, teremos que l = 10 cm. a = 5√3 cm.
Para calcular o apótema vamos considerar um polígono regular de 6 lados, um hexágono, cujo lado mede 3 cm. Primeiro precisamos saber qual será o ângulo no ponto de onde sai o apótema. Para isso, pasta dividir 360° pela quantidade de lados do polígono, no nosso caso, 6 lados. Assim, teremos 60°.
Tipos de Pirâmide Pirâmide Pentagonal: sua base é um pentágono, composta de seis faces: cinco faces laterais e a face da base. Pirâmide Hexagonal: sua base é um hexágono, composta de sete faces: seis faces laterais e face da base.
Resposta: Os pentágonos são as faces e a base do poliedro, que recebe o nome de poliedro de base pentagonal. Os segmentos que formam cada uma das faces são denominados arestas do poliedro. Os pontos em que as arestas encontram-se são denominados vértices.