Pólipos cervicais são crescimentos de tecido comuns semelhantes a um dedo que avançam para dentro da passagem através do colo do útero. Os pólipos são quase sempre benignos (não cancerosos). Os pólipos cervicais podem ser causados por inflamação crônica ou infecção.
Para os pólipos no colo do útero, a cirurgia, chamada polipectomia, é o tratamento mais adequado, podendo ser realizada no consultório do médico durante o exame ginecológico, sendo o pólipo enviado para biópsia após sua retirada.
O que é a remoção do pólipo cervical? A remoção do pólipo cervical é um procedimento simples que pode ser realizado sob anestesia local. A paciente geralmente não sente muita dor ou desconforto, e é capaz de sair do hospital ou da clínica logo após o pólipo ser removido.
Existem vários tipos de pólipos do cólon, incluindo:
Os sintomas de pólipos no estômago geralmente aparecem quando o pólipo é muito grande, sendo os principais:
Pólipos hiperplásicos: São pólipos de tamanho pequeno, normalmente localizados na porção terminal do cólon (reto e sigmoide). Os pólipos hiperplásicos apresentam baixíssimo risco de transformação maligna e não requerem tratamento na imensa maioria dos casos.
O pólipo séssil é um tipo de pólipo que apresenta uma base mais larga que o normal. Os pólipos são produzidos pelo crescimento anormal de tecido na parede de um órgão, como os intestinos, estômago ou útero, mas também podem surgir no ouvido ou na garganta, por exemplo.