(Hiperglicemia de Rebote) Uma dose de insulina que seja demasiadamente alta pode provocar o efeito Somogyi ou hiperglicemia de rebote. Isto também pode ser produzido se as concentrações de glicose sanguínea caírem muito rapidamente.
A hipoglicemia reativa, ou hipoglicemia pós-prandial, é uma condição caracterizada pela diminuição dos níveis de glicose no sangue até 4 horas após uma refeição, sendo também acompanhada por sintomas típicos de hipoglicemia, como dor de cabeça, tremores e tonturas.
Os raros casos de hipoglicemia pós-prandial deverão receber o tratamento conforme a doença de base. Por exemplo, um paciente com insulinoma deverá operar o tumor do pâncreas, já que a dieta ajudará muito pouco no manejo dos sintomas.
Quando você faz exercícios, principalmente os de alta intensidade, o sangue deixa o sistema gastrointestinal para abastecer os músculos trabalhados, que precisam de oxigênio. E isso pode causar náuseas. Essa sensação é ainda mais provável quando está muito calor.
(Low Blood Sugar) A hipoglicemia é a presença de níveis excepcionalmente baixos de açúcar (glicose) no sangue. A causa mais comum da hipoglicemia são os medicamentos tomados para controlar o diabetes.
Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), qualquer atividade física, recreativa, laborativa ou esportiva pode ser feita pelos diabéticos.
No caso de uma crise, coma:
Para evitar as crises de hipoglicemia reativa não se deve comer alimentos ricos em açúcares e carboidratos simples como bolos, bolachas, chocolates, rebuçados, refrigerantes, alimentos refinados como pão branco. É importante também excluir da alimentação as bebidas alcoólicas.
Daí essa sobra vira gordura a fica acumulada no organismo, causando doenças no coração, obesidade, pressão alta, entre outras. Além disso, nas crianças, o excesso de doces pode causar hiperatividade, ansiedade, dificuldade de concentração e irritabilidade. E ainda: se não escovar bem os dentinhos, causa cáries.
Para confirmar os níveis elevados de açúcar no sangue o médico também avalia sinais e sintomas que podem estar sendo apresentados pela pessoa e que são indicativos de hiperglicemia, como sede excessiva, aumento da vontade de urinar, dor de cabeça, formigamento nas mãos ou pés e sonolência, por exemplo.