A alça cervical é formada por duas raízes, uma superior e outra inferior. A raiz superior da alça cervical atinge o nervo hipoglosso quando este desce no pescoço. A raiz inferior desce alguns centímetros lateralmente à veia jugular interna, fazendo depois uma curva para frente, anastomosando-se com a raiz superior.
Odontogênese é o período em que os elementos dentários são formados. Esse é um complexo fenômeno de indução celular e molecular entre o ectomesênquima, constituído pela migração das células da crista neural ao nível do mesênquima da cavidade oral, e o epitélio oral primitivo.
A Amelogênese Imperfeitacompreende um amplo grupo de anomalias genéticas que afetam a formação do esmalte pela diferenciação imprópria dos ameloblastos1, podendo ocorrer em ambas as dentições, decídua e permanente2.
Aproximadamente 97% do esmalte é composto de minerais, o restante é composto de água e materiais orgânicos. ... O mineral integrante primário da estrutura do esmalte é a hidroxiapatita (forma cristalizada do fosfato de cálcio). Ao contrário da dentina e do tecido ósseo, o esmalte não contém colágeno em sua composição.
Erosão ácida Ao longo do tempo, alimentos e bebidas ácidas podem resultar no desgaste do esmalte do dente. Isso é chamado de erosão ácida. Alimentos e bebidas ácidas incluem frutas e sucos de frutas, refrigerantes, café ou chá preto, vinho e tudo que tiver um sabor acentuado, como ketchup ou molho de salada.
Sete dicas para fortalecer o esmalte dos dentes e manter a saúde bucal
Proteja-se da sensibilidade: 6 cuidados para prevenir o desgaste do esmalte dentário
Tal processo de desmineralização/remineralização, também conhecido como “DES-RE”, é fisiológico e a cárie é ocasionada quando ocorre um desequilíbrio nessas reações bioquímicas. ... Uma alimentação rica em açúcar, bem como a falta de hábitos de higiene bucal, certamente irão predispor ao surgimento da cárie.
O que significa desmineralização óssea? Como o próprio nome sugere, é a perda da massa mineral que compõe o osso. Essa perda influencia na estrutura e densidade do esqueleto. Para casos mais leves pode ser diagnosticado como osteopenia, mas em casos mais avançados o paciente pode receber a informação de osteoporose.