O termo denomina todas as plantas que podem cobrir superfícies, seja de forma horizontal, como a grama amendoim e a grama preta, seja na vertical, como as trepadeiras.
Basta escolher um local a pleno sol ou que receba sol pelo menos umas 4 horas por dia. Prepare o solo com uma parte de terra vegetal, uma de areia e outra de composto orgânico (também pode ser húmus de minhoca ou esterco bem curtido, mas nunca os três ao mesmo tempo).
O solo deve ser fértil e pode ser adubado com adição de matéria orgânica. Além da fertilidade o solo deve possuir boa vazão de água, porém, para o bom desenvolvimento da planta e suas flores é bom que esteja úmido. As Éricas gostam de climas quentes, portanto podem ficar à meia sombra ou com luz direta do sol.
Para fazer mudas da azulzinha, preparar bandejas de cultivo ou saquinhos com substrato misto de areia, terra de canteiro e composto orgânico. Retirar estacas da planta e colocar mais de uma em cada saquinho. Regar e colocar em cultivo protegido do sol até que a muda inicie seu desenvolvimento.
Como enraizar as plantas na água
O plantio do miosótis deve obedecer um espaçamento mínimo de 30 centímetros por muda em substrato preparado com matéria orgânica em boa quantidade. Pode ser plantado sob pleno sol ou à meia sombra, sendo uma escolha perfeita para forrações sob árvores com copas vastas ou maciços a beira de trilhas ou em canteiros.
Deve ser podada a cada 2 anos para renovar a planta e estimular a floração. Veja mais sobre poda nesse vídeo. Multiplica-se por sementes, divisão de touceira e por estacas ponteiro.
Modo de Cultivo Fazer uma mistura com composto orgânico misturado com adubo animal de gado ou aves e areia em partes iguais. Colocar uma boa porção no fundo do buraco, colocar o torrão e completar as laterais com composto orgânico. Regar a seguir e todos os dias por uma semana em que não houver chuvas.
A sol pleno ou a meia sombra é que ela deve ser cultivada. Não importa se sozinha ou para formar cerca viva. Não é uma planta exigente. A poda com regularidade pode ser o suficiente para que as flores apareçam sempre, assim como as folhas se renovem, exigindo pouco em relação a fertilidade.
O cultivo pode ser realizado através do plantio de sementes ou o plantio de mudas. Se forem usados ramos flexíveis, os mesmos podem ser colocados diretamente no solo onde enraizarão com facilidade.
Cortar as estacas com 20 a 25 cm de comprimento, retirando-se as folhas que resguardam as duas gemas inferiores. Enterrar as duas gemas no substrato, regando bem a seguir. Manter as mudas em cultivo protegido até que estejam enraizadas e iniciem seu desenvolvimento, levando então para cultivo ao sol.
Para plantar a trepadeira é preciso preparar as covas abrindo buracos de 30 x 30 x 30 cm. Plante a muda próxima à estrutura que servirá de suporte para o crescimento (muro) e preencha o restante da cova com a terra já preparada previamente.
Plantas para muros, paredes e pilares
Conserte eventuais rachaduras, pinte e impermeabilize o muro. Além da unha-de-gato, outras trepadeiras plantas que podem revestir a fachada da casa são a Hedera canariensis e a falsa-vinha, conhecida como hera-japonesa. O mais adequado é que o plantio seja feito em uma área de pleno sol ou meia sombra.
Preparo
Trata-se de uma erva daninha de difícil controle, com rebrotação superior a 90% em plantas roçadas rente ao solo. O controle químico tradicional apresenta baixa eficácia, com pulverização no toco cortado com herbicidas à base de 2,4-D e picloram.
Plante a flor de cera em um recipiente, como um vaso, por exemplo, com buracos de drenagem no fundo e cheio de terra vegetal e areia na proporção 2:1. Pelo menos uma vez a cada duas semanas irrigue a planta, permitindo que o solo drene completamente a água antes de fazer uma nova rega.
Para ter uma horta vertical igual à do Rosenbaum são necessários os seguintes materiais:
É fácil aprender como fazer um jardim vertical de garrafas pet, basta cortar a garrafa ao meio, efetuar um furo na tampa, depois introduzir uma mangueira com pequenos furinhos. Após este processo você deve encher o recipiente com terra vegetal e plantar a espécie escolhida.
Como fazer: Passe a corda de varal, barbante ou arame pelos furos, fixando embaixo com nós bem presos, ou arruelas de metal. Coloque a terra e a muda de planta dentro da garrafa PET e depois pendure na parede, fazendo um furo e fixando o parafuso com o ganchinho.
O barbante e a corda de varal não precisam disso. Nesses casos, basta dar um nó na altura em que a garrafa deverá ficar. Com as garrafas devidamente presas e alinhadas, basta colocar a terra, a semente e cuidar para que as plantas cresçam saudáveis.