A palavra pallet tem origem inglesa. Em português, escreve-se palete, forma aportuguesada do francês palette. Todas têm o mesmo significado: uma plataforma de madeira, metal ou plástico muito utilizada para movimentação de cargas em supermercados, varejo, armazéns e transportadoras.
Ele tem maior resistência, durabilidade e é sustentável. O palete de plástico é uma opção menos resistente ao de madeira, mas que costuma ser mais leve e sem risco de farpas, porém não pode ser consertado. Este tipo é mais indicado para trabalhos internos que envolvam alimentos ou medicamentos, pela sanidade.
2. Paletes comuns. Os paletes comuns são fabricados de acordo com as dimensões exigidas pelo cliente, possuem maior resistência e capacidade de carga e apresentam melhor relação custo x benefício para a armazenagem. Podem ser utilizados mais de uma vez, chegando a durar até 10 anos quando bem preservados.
O palete pode ser usado como base para o sofá, com almofadas ou algum material para aumentar o conforto. A dica da arquiteta Daniela Savioli é colocar rodinhas com trave no móvel, “isso faz com que o palete não fique diretamente em contato com o chão e molhe”, aponta.
Outra forma de usar os pallets é fixando-os nas paredes para servir de base para floreiras ou hortas. Nesse caso, é importante passar verniz para preservar a estrutura que sofrerá com os efeitos do sol, chuva e ventos. Com a base pronta, basta prender os vasos de flores, plantas, temperos ou verduras.
Você vai se surpreender com a facilidade que é revestir uma parede com pallets. Basicamente, você vai precisar de pallets na quantidade necessária para cobrir a parede que deseja, uma furadeira e parafusos. Ao final, alguma tinta para dar o acabamento, que pode ser verniz ou látex.
– Plantados nos próprios paletes: O uso do palete na parede pode ser feito com o plantio diretamente no palete e nesse caso, deve ser colocado uma outra madeira para que fiquei como um cachepô, e uma manta pode ser colocada para evitar que a terra escorra.
Prenda os vasos Para prender o vaso na treliça, primeiro passe o item de fixação escolhido pelo furo do vaso feito no passo 4. No caso de gancho, encaixe-o na treliça. No caso de abraçadeira, passa-a pela treliça, puxe e corte. No caso de arame, passe-o pela treliça, puxe e torça.