b) microciclo “ordinário”: possui cargas de treinamento moderadas que irão variar de 60 a 80% do máximo do atleta. Este microciclo representa a base estrutural do processo de preparação de atletas de diferentes níveis de qualificação. ... A grandeza das cargas variam de 30 a 40% do máximo do atleta.
O período preparatório é relativo a aquisição da forma esportiva. O período competitivo é relativo a manutenção da forma esportiva. O período transitório é responsável pela perda temporal da forma esportiva.
Um grande número de tarefas motoras precisa ser resolvido durante a atividade de um atleta. Na preparação do atleta, as ações motoras compõem um meio integrante e específico, em que cada modalidade esportiva é caracterizada por um grupo específico de ações motoras. ...
Quando nos reportamos à iniciação esportiva, devemos considerar a fase na qual o aprendiz se encontra e também viabilizar o ensino dos conteúdos da modalidade a partir de jogos e brincadeiras que motivem a sua continuidade no esporte (Menezes, Marques e Nunomura, 2014).
Meios de treinamento na periodização esportiva
Os princípios do treinamento desportivo são basicamente seis e abaixo escalonados.
Além de indicar as melhores atividades para as condições do praticante e corrigir a sua postura, esse profissional define a intensidade com a qual os exercícios devem ser realizados. Com isso, as articulações e a musculatura não sofrem esforços excessivos e o risco de lesão é reduzido de maneira bastante significativa.
Ao montar um programa aeróbico o profissional deve se atentar a aspectos fundamentais para a bom resultado do treino: ... Duração: O mais recomendável é que o treino se prolongue por aproximadamente de 20 a 50 minutos. O ideal é que não exceda uma hora.
Os exercícios aeróbicos são aqueles que precisam do O² (Oxigênio) para produzir energia. A principal característica desse tipo de exercício é a intensidade baixa ou moderada e a duração longa. São exercícios mais leves e mais prolongados, onde o que faz a diferença é a duração dos movimentos, não a intensidade.
O indicado é um atestado de um cardiologista. Você deve procurar um cardiologista para correta avaliação. Caso não consiga um cardiologista um clínico geral pode te ajudar de início, mas o médico cardiologista é o profissional mais indicado.