As aves são animais que apresentam respiração pulmonar, circulação dupla e completa. A circulação dupla é uma característica dos animais homeotérmicos e ocorre quando o sangue passa duas vezes pelo coração. Quando dizemos que a circulação é completa, quer dizer que o sangue venoso não se mistura com o sangue arterial.
As aves são animais com uma actividade metabólica muito elevada, necessitando de elevadas quantidades de oxigénio. Os pulmões das aves apresentam uma grande superfície respiratória e uma eficiente ventilação pulmonar. ... 1a expiração o ar passa dos sacos posteriores para os pulmões onde ocorre a hematose.
Nas aves não existem alvéolos pulmonares (como nos mamíferos), mas, sim, capilares aéreos que partem dos parabronquíolos. O gás oxigênio passa desses capilares para os capilares sanguíneos, ocorrendo, assim, trocas gasosas. ... O volume de gás nos sacos aéreos é 10 vezes maior do que nos pulmões.
Aves: sistema respiratório
As aves apresentam respiração pulmonar, assim como os mamíferos, mas no caso das aves, além dos pulmões, apresentam estruturas especializadas chamadas de sacos aéreos. Os sacos aéreos são estruturas semelhantes a bolsas ligadas ao pulmão e aos ossos pneumáticos das aves.
Os sacos aéreos são estruturas cheias de ar que saem dos pulmões,e que auxiliam durante a respiração. A siringe é uma estrutura que produz o som e o canto das aves.
Digestão e excreção em aves Ao serem engolidos os alimentos passam pela faringe, pelo esôfago e vão para o papo, cuja função é armazenar e amolecer os alimentos.
O fígado das aves desempenha funções metabólicas, em especial relativas à manutenção da glicemia (síntese do glicogênio), detoxificação e produção de componentes da bile (armazenada da vesícula biliar), sendo muito importante no processo de digestão.
Para tanto, algumas espécies engolem objetos resistentes, como cristais de rocha, que se alojam na moela, auxiliando na trituração do alimento. Nas aves, o intestino delgado é relativamente longo, formando inúmeros padrões de dobras e pregas.
As aves são animais endotérmicos, que constituem a classe mais numerosa de animais vertebrados terrestres. ... Todas as aves apresentam os membros anteriores transformados em asas e têm o corpo aerodinâmico revestido por penas.
A pele das aves é queratinizada, seca e impermeável. Algumas possuem glândulas uropigianas,situadas sobre a região posterior do corpo, acima da cauda, que auxiliam na hidratação da pele ao secretar um óleo.
Onde vivem as aves As aves são encontradas praticamente no mundo inteiro. Existem hoje mais de 9 mil espécies de aves, que se adaptaram a habitats diversos — desde desertos até florestas úmidas e cidades. As araras são aves que vivem nas florestas tropicais e equatoriais.
Similar aos mamíferos, as aves apresentam a orelha dividida em três regiões: orelha externa, canal condutor que se prolonga até o tímpano; orelha média, responsável por transmitir as vibrações sonoras; orelha interna, onde a cóclea está presente, responsável pela audição propriamente dita.
- Possuem o corpo coberto por penas; - Possuem asas (grande parte das aves consegue voar com estas asas); - Possuem bico (usado para pegar alimentos, quebrar, furar e até transportar); - Possuem ossos pneumáticos (com presença de ar na parte interna, são ocos).
Cientificamente aves são classificadas como animais vertebrados endotérmicos cobertos com penas, dotados de membros anteriores transformados em asas e membros posteriores com função de locomoção bipedial. ... Os sacos aéreos, assim como as penas, atuam, também, no isolamento térmico.
Todas as aves apresentam BICO, porém outros animais como o ornitorrinco e a tartaruga também possuem estruturas semelhantes. Todas as aves apresentam ASAS, que podem ter a função de voo ou natação. No entanto, os morcegos também possuem asas e as utilizam para voar.
Classificação das aves
Aves são uma classe de seres vivos vertebrados endotérmicos caracterizada pela presença de penas, um bico sem dentes, oviparidade de casca rígida, elevado metabolismo, um coração com quatro câmaras e um esqueleto pneumático resistente e leve.
As aves passeriformes incluem a o pintassilgo, o canário, o pardal, a cotovia, o sabiá e muitas outras espécies conhecidas.
TOP 10 DAS AVES MAIS FAMOSAS DO MUNDO!
Alguns exemplos de aves aquáticas são:
Confira abaixo uma lista de animais que têm escamas: