Resposta: Rotação! Explicação: A força de Coriolis depende da velocidade do vento, isto é, o desvio é maior se a velocidade for maior.
Quando duas pessoas se encontram dentro de um prato giratório e se lança uma bola, pode-se comprovar que o movimento desta bola nunca vai a uma linha reta, mas efetua um ligeiro desvio para o lado. Este curioso efeito tem uma explicação científica, chamado de efeito Coriolis ou força Coriolis.
O efeito Coriolis ou Pseudoforça de Coriolis é uma força inercial que age sobre corpos que estão em movimento em um referencial não inercial que, em relação a um referencial inercial, possuí movimento de rotação. O efeito Coriolis pode ser encontrado nos padrões de ventos globais. ...
- Massa polar atlântica (mPa) – Tem suas origens nas porções do oceano Atlântico próximas a Patagônia (sul da Argentina). É uma massa de ar fria e úmida. Ela se atua mais no inverno, quando penetra no Brasil sob a forma de frente fria, provocando chuvas e declínio da temperatura.
Massa Polar (Atlântica): A massa Polar Atlântica (mPa) é a massa de ar mais fria e úmida que atinge todo o país durante o inverno, uma vez que ela surge do polo sul, trazendo ventos frios que alcançam diversas regiões do país, sobretudo, o sul e o sudeste, causando queda na temperatura.
As massas de ar que serão ilustradas atingem a América do Sul e consequentemente do Brasil, são elas: Massa Equatorial Continental (MEC), Massa Equatorial Atlântica - Marítima (MEA), Massa Tropical Continental (MTC), Massa Tropical Atlântica – Marítima (MTA) e Massa Polar Atlântica – Marítima (MPA).
As principais massas de ar que influenciam o clima brasileiro são: Massa Equatorial Atlântica, Massa Equatorial Continental, Massa Tropical Atlântica, Massa Tropical continental e Massa polar Atlântica.
A massa equatorial atlântica é aquela localizada entre a parte litorânea da Amazônia e algumas regiões do Nordeste e tem origem no Oceano Atlântico. ... E a massa equatorial tropical também é caracterizada por ser quente e úmida, mas está localizada na porção noroeste da Amazônia e origina-se no ocidente da Amazônia.
Resposta: Se sabemos que vai chover, levamos o guarda-chuva quando saímos de casa. Por outro lado, a previsão de enchentes, de geadas ou de falta de chuvas pode evitar prejuízos. ... A meteorologia é a ciência que estuda as condições atmosféricas e, com isso, auxilia na previsão do tempo.
Resposta. porque permite saber se vai chover ou fazer sol , pois a pessoa poderá sair e ja sabera o que irá acontecer . Alias os agricultores precisam da previsão do tempo para suas plantações.