A maioria dos vulcões ocorre em áreas montanhosas que acompanham as bordas das placas tectônicas. Muitos deles encontram-se submersos.
Através da cratera do vulcão a lava (mistura de rochas fundidas) é expelida para fora. A lava vem de "bolsões" ou "lagos" subterrâneos de magma - nome dado à lava antes de sair do vulcão. ... O canal por onde o magma sai é denominado chaminé. O material constituinte do magma, rochas e metais derretidos, produzem gases.
Durante uma erupção vulcânica os principais elementos expelidos na atmosfera são partículas de poeira e cinzas, vapor de água e gases como o dióxido de enxofre (SO2) e gás carbônico (CO2), importante gás de efeito estufa.
O material magmático expelido para a superfície é responsável pela formação do relevo vulcânico. Os materiais oriundos do interior da Terra podem ser encontrados em três estados: sólido, líquido e gasoso. ... O vulcanismo como agente modelador do relevo é responsável pelo surgimento das montanhas e dos planaltos.
Os vulcões proporcionam que o magma (material líquido oriundo do manto terrestre) atinja a superfície terrestre, atuando como um agente modelador do relevo. As forças externas, também chamadas de forças exógenas, têm função importantíssima na formação do relevo, assim como as forças internas.
Os tsunamis podem ser definidos como grandes ondas oceânicas geradas por terremotos ou outros eventos geológicos. A ocorrência desse fenômeno provoca a invasão de áreas litorâneas por ondas gigantes que, rapidamente, destroem tudo o que encontram.
O Brasil não sofre com ação dos terremotos de maneira intensa, pois o país localiza-se no centro da placa tectônica sul-americana. Dessa forma, a movimentação dessa placa tectônica não gera em nosso território o movimento convergente, ou seja, não há fortes terremotos no Brasil.
O arquipélago fica exatamente sobre uma falha geológica onde três grandes placas tectônicas se encontram. Quando o sismo se passa debaixo do oceano, ele desloca uma enorme quantidade de água, formando um tsunami.