O plano de manutenção predial deve englobar todos os componentes do edifício, incluindo estrutura, alvenarias, revestimentos, instalações (hidráulicas, elétricas, de combate a incêndio e gás), ventilação, máquinas e equipamentos (elevadores, escadas rolantes, bombas etc).
No cargo de Manutenção Geral se inicia ganhando R$ 1.
Plano de manutenção preventiva: 6 passos para fazer o seu
Um plano de manutenção preventiva é um documento (ou série de documentos) que registram todas as atividades de manutenção preventiva, bem como a sua frequência, periodicidade, localização do equipamento, materiais e peças que deverão ser utilizados e quem são os profissionais responsáveis pela execução das atividades.
Uma das principais características da manutenção preditiva é o acompanhamento dos dados em tempo integral de cada um dos equipamentos de uso rotineiro. Dessa forma, é possível mensurar o desgaste ou a degradação de seus componentes por meio dos parâmetros previamente determinados.
Uma das primeiras vantagens que a manutenção preditiva oferece é que ela diminui bastante a ocorrência de falhas inesperadas que só podem ser resolvidas por manutenções corretivas não planejadas e emergenciais. Ou seja, ela evita que uma série de problemas seja desencadeada na sua produção ou no seu negócio.
Podemos considerar que, para adotar a manutenção preditiva, é necessário seguir as seguintes condições básicas: O equipamento ou sistema deve permitir a medição de parâmetros e o seu monitoramento. As falhas devem ser provenientes de causas que permitam o acompanhamento. A existência de um programa de manutenção.
A manutenção preditiva é de extrema importância para agilizar e otimizar o processo de produção. A partir dos dados e indicadores oferecidos pelos sistemas de monitoramento, é possível identificar as pequenas irregularidades, que podem evoluir para grandes falhas, precocemente, permitindo uma correção imediata.
FERRAMENTAS MAIS USADAS EM MANUTENÇÃO PREDITIVA
Alguns fatores contribuíram para o surgimento da TPM como: avanço na automação industrial, busca em termos de melhoria da qualidade, aumento da concorrência empresarial, dificuldades de recrutamento de mão-de-obra para trabalhos considerados sujos, pesados ou perigosos, entre muitos outros.
– (_) É baseada em medições de parâmetros que consta o bom funcionamento do equipamento. A respeito de manutenção preventiva, pode-se afirmar que: a) É aquela feita por ocasião; obedece a um padrão previamente esquematizado, assegurando o defeito da máquina por um longo período.
O tipo de manutenção que avalia a tendência evolutiva de um defeito é a manutenção preditiva, também conhecida como manu- tenção baseada na condição.
Qual das afirmativas a seguir se adequa melhor para GERÊNCIA DE MANUTENÇÃO? É a gestão de todos os ativos próprios da empresa, visando maximização do retorno do investimento nestes ativos. se adequa melhor para A FUNÇÃO DA ATIVIDADE DE MANUTENÇÃO? Todas as máquinas desgastam-se naturalmente; isso é inevitável.
12) São objetivos a serem alcançados pela instalação da manutenção preventiva: a) (X) Redução de custos; qualidade do produto; efeitos no meio ambiente e maior vida útil dos equipamentos. ... e) ( ) Diminuição de máquinas paradas em manutenção; aumento de pessoal especializado e eliminação de peças sobressalentes.