As laminas, os processos espinhosos, e os processos transversos são unidos por ligamentos, que são: Ligamento amarelo ou flavo: une as laminas das vértebras vizinhas, formando parte da parede posterior do canal vertebral. Está presente desde o Áxis até o Sacro.
Devido a esta degeneração, há calcificação e hipertrofia do ligamento amarelo. O resultado final é a redução das dimensões do canal e a compressão dos elementos neurais. A fibrose é a principal causa da hipertrofia do ligamento amarelo, sendo causada pelo acúmulo de estresse mecânico.
Além disso, T12 é único em que representa uma transição da vértebra torácica para a lombar. É torácica por conter facetas costais e facetas articulares superiores que permitem rotação, flexão e rotação. É lombar, pois possui processos articulares que não permitem rotação, apenas flexão e extensão.
O corpo de uma vértebra torácica possui um formato que lembra um coração, e é maior do que o das vértebras cervicais, porém menor do que o das lombares. O corpo possui ainda facetas costais pequenas, lisas e levemente côncavas, para ligação das costelas.
A T9 é relacionada à glândula supra-renal e ao fígado. As vértebras T10 a T12 organizam as posturas em relação aos fatos e às determinações externas e dirigem a atuação nos momentos de busca de definição. A T12 está relacionada ao intestino delgado e ao sistema linfático.
Cada vértebra é ligada a uma costela, formando uma “grade de proteção” contra choques mecânicos que protege o coração e os pulmões. Além disso, a coluna protege a medula espinhal e os nervos espinhais, sustenta todo o peso do corpo, e tem papel essencial no movimento de braços e pernas e na nossa locomoção.
A coluna torácica é a região mais longa da coluna e também é a mais complexa. Conectando-se à coluna cervical acima e à coluna lombar abaixo, a coluna torácica corre da base do pescoço até o abdômen. É a única região da coluna vertebral ligada à caixa torácica.
A dor na região torácica, entre as escápulas, também pode ser decorrente de bloqueios de mobilidade ou sensibilidade das articulações vertebrais proveniente de diversas causas. Como por exemplo, traumas, movimentos repetitivos, sobrecargas, alterações posturais disfuncionais, má ergonomia, tensões, etc.
Algumas opções de tratamentos para aliviar a dor na coluna podem ser:
Hérnia de disco torácica