Adaptações, de uma maneira geral, são mudanças que ocorrem para que algo seja facilitado. Quando falamos em biologia e na evolução das espécies, podemos dizer que as adaptações surgem de mutações e da reprodução sexuada, o que geram uma série de fatores novos, que podem ser positivos ou negativos para aquela espécie.
A essas transformações, selecionadas pelo meio e ocasionadas por mutações, denominamos adaptação, relacionadas ao mecanismo de defesa, reprodução, locomoção, alimentação e condições climatológicas desfavoráveis.
A adaptação dos seres vivos ao ambiente é um conjunto de processos fisiológicos, características morfológicas ou mudanças de comportamento que permitem a sobrevivência dos seres vivos em diferentes ecossistemas.
Tipos de adaptação dos seres vivos ao meio
Assim, adaptação é o resultado do processo de seleção natural e pode ser entendida como a capacidade que um ser vivo tem de sobreviver e se reproduzir no ambiente em que vive.
A importância da adaptação dos seres vivos, é a de que eles se adaptando ao ambiente tem mais chances de sobreviver e procriar a espécie em determinado ambiente.
Na natureza, observamos que os seres vivos estão sempre adaptados ao ambiente em que vivem pois possuem características que favorecem a sua sobrevivência e reprodução.
A evolução biológica corresponde ao processo de modificação e adaptação das espécies ao longo do tempo. ... Pode-se dizer que a evolução é o processo pelo qual os organismos modernos se desenvolveram, a partir de antigos ancestrais.
A evolução ocorre quando estas diferenças hereditárias tornam-se mais comuns ou raras numa população, quer de maneira não-aleatória, através de seleção natural, ou aleatoriamente, através de deriva genética. ... Em contraste, a deriva genética produz mudanças aleatórias na frequência das características numa população.
Evolução é o processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas. A evolução tem suas bases fortemente corroboradas pelo estudo comparativo dos organismos, sejam fósseis ou atuais.
Ovulação é o processo de libertação de um óvulo do ovário, acionado pelas alterações hormonais e que ocorre uma vez durante cada ciclo menstrual, normalmente entre 12 e 16 dias antes da menstruação. Na primeira fase do ciclo menstrual, um dos óvulos (que estão dentro do ovário) é desenvolvido e amadurecido.
Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função. As estruturas homólogas sugerem ancestralidade comum. Analogia: refere-se à semelhança morfológica entre estruturas, em função de adaptação à execução da mesma função.
O conceito básico de seleção natural é que características favoráveis que são hereditárias tornam-se mais comuns em gerações sucessivas de uma população de organismos que se reproduzem, e que características desfavoráveis que são hereditárias tornam-se menos comuns.
É o caso de certos animais que são menos predados, pois, por seleção natural, passam a ter uma coloração que os torna imperceptíveis no meio, combinando seu padrão de cor com o do ambiente: cascas de árvores, cor da areia galhos e folhas, por exemplo.
A ação da seleção natural consiste em selecionar indivíduos mais adaptados a determinada condição ecológica, eliminando aqueles desvantajosos para essa mesma condição. Mesmo em ambientes estáveis e constantes, a seleção natural age de modo estabilizador, está presente, eliminando os fenótipos desviantes.
Segundo a seleção natural, existe uma luta constante pela sobrevivência e apenas organismos mais aptos são selecionados. Esses organismos mais aptos seriam capazes de passar suas características vantajosas aos seus descendentes.
A formulação clássica da seleção natural estabelece que as condições de um ambiente favorecem ou dificultam, isto é, selecionam a reprodução dos organismos vivos de acordo com suas peculiaridades. A seleção natural foi proposta por Darwin como um meio de explicar a evolução biológica.
Para que a seleção natural ocorra, são necessárias quatro condições básicas:
A seleção natural ocorre pela necessidade de sobrevivência e adaptação das espécies ao ambiente. É através dela que as espécies mais adaptadas persistem no ambiente. Os indivíduos com características mais adequadas para um determinado ambiente são mais propensos a sobreviver e se reproduzir.
Seleção natural é um dos principais pontos da teoria proposta por Charles Darwin. De acordo com a seleção natural, o organismo mais apto sobrevive e passa suas características aos descendentes, garantindo, portanto, que características vantajosas fixem-se em uma população.
Resposta: Seleção direcional: é aquela que seleciona indivíduos de um determinado fenótipo extremo; Seleção estabilizadora: os indivíduos de fenótipos intermediários são selecionados; Seleção disruptiva: os indivíduos com fenótipos extremos são selecionados, e os intermediários são eliminados.