Ofício é uma correspondência, enviada normalmente a funcionários ou autoridades publicas ou expedido por órgãos públicos e privados. Requerimento é um tipo de oficio que recebe essa nomeclatura quando é um pedido dirigido a uma autoridade do serviço público, no qual se solicita algo.
Aviso e o Ofício são comunicações semelhantes, a diferença é que o aviso é expedido de forma exclusiva por Ministros do Estado, para autoridades que tenham a mesma hierarquia. O ofício é expedido para e pelas demais autoridades.
Há também o ofício de patrocínio, o qual tem seu uso voltado para a solicitação de recursos para um novo projeto, realizar um evento ou ação específica. Um exemplo é um ofício solicitando patrocínio dos lojistas locais para a realização de um evento cultural na cidade.
Apesar de poder ser utilizado no âmbito privado, a utilização deste documento é quase unicamente explorada por prefeituras, secretarias, tribunais e demais órgãos que compõem o Estado.
Denotação e Conotação são os sentidos que as palavras podem adquirir, um voltado para a subjetividade, e outro para o sentido original, de acordo com o que retrata o dicionário.
Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.
O requerimento é um veículo de solicitação sob o amparo da lei. Esse documento pode ser direcionado a algum órgão superior ou, ainda, a vários destinatários, como o diretor da escola, o gerente, o professor, sendo pessoas que estão relacionadas ao assunto de maneira direta.
Como fazer um ofício? Se você trabalha em algum órgão público, é bem provável que em algum momento já tenha recebido um ofício. Porém, se for necessário que você escreva uma correspondência como essa, você sabe como fazer um ofício?
É um gênero textual técnico e, por isso, apresenta uma estrutura fixa e uma linguagem formal, concisa e objetiva. Pode ser classificado em dois tipos: simples e complexo. Estruturalmente, o requerimento apresenta os seguintes elementos: vocativo, preâmbulo, exposição do pedido, fecho, local e data, e assinatura.
Portanto, se puder, imprima este modelo de comunicado com seus horários e dias de funcionamento e coloque-o em um lugar com boa visibilidade em seu estabelecimento, além de publicá-lo nas redes sociais sempre que uma mudança ocorrer. Precisa produzir um informativo para seus funcionários?
Segundo o manual, aviso e ofício têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares (comunicação externa). Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente (exclusivamente) interna.
O requerimento é um documento, com suposto apoio legal, específico para fazer um pedido ou solicitação a uma autoridade competente. A pessoa física ou jurídica, através dele, tem como intencionalidade comunicativa a solicitação de algo a que tem ou pressupõe ter direito.
Ofício de comunicação: Correspondência de caráter meramente informativo , como informar a quitação de um débito, a solução de um problema previamente notificado ou formalizar algum tipo de medida adotada. Oficio de pedido ou requerimento: Semelhante ao de solicitação, segue modelos mais padronizados conforme o caso.
O ofício de solicitação é o documento utilizado para a providência de informações, propostas de acordo, demandas e providência de materiais, ou outros fins aos quais venham a atender a necessidade da Administração.
Número do ofício, local e data: o número fica à esquerda enquanto o local e data ficam no centro-direita. Assunto: um resumo sobre o que o ofício irá tratar. Vocativo: um vocativo direcionado ao seu destinatário. Corpo do texto: Aqui onde o remetente expõe o objetivo do ofício.
Este tipo de documento ainda é o mais comum utilizado pelo funcionalismo público. Sua estrutura e trato formal atende às necessidades de requisições tanto de órgão público para a própria Administração, quando para o particular, pessoa jurídica ou pessoa física.
Um ofício pode ser simples, destinado a uma só pessoa ou instituição, ou múltiplo, voltado a diferentes destinatários. O formato não precisa ser engessado, porque é bastante frequente que cada órgão ou corporação tenha suas peculiaridades e normas próprias. Em geral, a formalidade é uma regra.
Refere-se ao ato determinado por magistrado, bem como por autoridade administrativa, em decorrência do cargo ou função que ocupa, o qual deve ser cumprido independentemente de pedido ou iniciativa da parte interessada.
Quando o documento é emitido por uma empresa ou órgão público, é necessária a utilização de papel timbrado. Ao entregá-lo ao setor ou pessoa responsável pelo seu recebimento, o requerente deve exigir um protocolo que sirva como prova de que a entrega foi realizada.
Inicie o documento com a palavra REQUERIMENTO, que pode estar no centro ou no canto esquerdo da página. Acrescentam-se, abaixo, o vocativo com pronome de tratamento e nome do destinatário. Em seguida, na outra linha, inicia-se o corpo do texto com apresentação de dados pessoais e do pedido.
A circular é uma carta destinada a funcionários de um determinado setor, remetida pelo chefe da repartição ou do departamento. Tem o objetivo de transmitir normas, ordens, avisos, pedidos, ou seja, de delimitar comportamentos e homogeneizar condutas de um grupo de pessoas.
Um ofício-circular é tão-só uma carta de uma entidade pública com um mesmo texto dirigido a vários destinatários. Pode ser ou não um esclarecimento sobre um texto legal - não é o conteúdo que lhe determina a denominação, mas sim o facto de a informação que contém «circular», não se deter num só destinatário.
Os ofícios–circulares devem ser redigidos com muito tato, reunindo em sua redação e apresentação as mesmas características e as qualidades das correspondências oficiais ou pessoais. O destinatário gosta de ser bem tratado, não como um simples número ou mero componente de grupo.
Se a comunicação for remetida para destinatários fora da entidade, usa-se “Ofício-Circular”. Ambos seguem o mesmo número de controle dos ofícios e memorandos. Sua finalidade é uniformizar procedimentos, transmitir informações, ordens, avisos, recomendações, esclarecimentos de conteúdo de leis, normas e regulamentos.
Escreve-se a palavra anexo à margem esquerda e apenas a quantidade de documentos anexos. Se só houver um documento, basta escrever anexo.
Como iniciar/criar um processo no SEI? Na tela principal do SEI, no menu lateral à esquerda, clique em “Iniciar Processo”. Em seguida, selecione o tipo de processo e preencha os campos da tela de “Iniciar processo”. Para mais detalhes, consulte o manual do sistema.
Blog