As cidades globais, conhecidas também como metrópoles mundiais, são centros de influência internacional. As cidades globais, também conhecidas como metrópoles mundiais, são grandes aglomerações urbanas que funcionam como centros de influência internacional. Estão no topo da hierarquia urbana.
A metrópole corresponde aos principais pontos de representação da economia capitalista sobre o meio urbano e geográfico. Uma metrópole é um tipo de cidade responsável por gerar uma grande dependência econômica, política e social em outras localidades e regiões.
Metrópole é uma cidade de elevado desenvolvimento urbano que organiza em torno de si uma centralidade responsável por estabelecer uma rede composta por cidades a ela dependentes, compondo uma densa rede urbana, onde se concentram as principais atividades, empregos e capitais de uma determinada região.
pois, lugar é reconhecido como um local pequeno e uma Metrópole abrange duas ou mais cidades então não pode ser considerada um lugar mais sim uma região!
A denominação centro local refere-se ao menor escalão das cidades no Brasil - termo este difun- dido a partir dos estudos sobre redes urbanas tendo na teoria das localidade centrais seu referencial analítico - considera o papel dos centros urbanos de uma rede na distribuição de bens e serviços.