A Gramática Normativa toma como base as regras gramaticais tradicionais e o uso da língua por dialetos de prestígio como por exemplo obras literárias consagradas, textos científicos, discursos formais, etc.
Gramática normativa é o que conhecemos como norma culta. As regras da gramática normativa ditam a forma como o português deve ser falado: regência verbal e nominal, flexões de gênero, número e pessoa, colocações das palavras nas frases, pronúncia e acentuação.
Nesse contexto, pode-se afirmar que o ensino da gramática é importante, pois a mesma oferece condições para o aluno ampliar seu discurso lingüístico em relação ao funcionamento da língua padrão, através do conhecimento de regras gramaticais trabalhadas em atividades aplicadas pelos professores que demonstram as ...
O ensino da gramática é ministrado desde as séries iniciais estendendo-se até o fim do processo escolar. Gramática significa segundo Silva, (2002) “a arte de ler e escrever”, sendo assim pela lógica seriam esses os objetivos desse ensino, ensinar aos alunos a leitura e a escrita.
Morfossintaxe é a apreciação conjunta da classificação morfológica e da função sintática das palavras nas orações. ... Quando analisamos uma oração, considerando a relação entre a classe gramatical de uma palavra e sua função sintática, estamos fazendo uma análise morfossintática.