O cabo de Santo Agostinho é um promontório (cabo composto por rochas elevadas) localizado no município de Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, estado brasileiro de Pernambuco. Foi o local exato do descobrimento do Brasil pelo navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, no dia 26 de janeiro de 1500.
África
Como Chegar em Cabo de Santo Agostinho O aeroporto mais próximo usado como referência para quem vai a Cabo de São Agostinho é o da capital, a 32 km. De carro: A partir da Zona Norte de Recife siga pela BR-101 e depois PE-060 até chegar em Gaibu.
Na geografia, um cabo, promontório, ponta ou pontal é um acidente geográfico formado por uma massa de terra que se estende por um oceano ou mar que lhe está adjacente.
Península é quase uma ilha, ligada ao continente por estreitíssima faixa de terra. Cabo é uma ponta de terra que avança mar adentro afinando-se cada vez mais. Penísula Semelhante a ilha mas é quase uma ilha cercada de agua por quase todos os lados.
A função primária de um Cabo na tropa é comandar uma Esquadra composta de 1 Cabo e 3 Soldados e é a menor fração em um exército. Os Cabos também auxiliam o comandante do Grupo de combate que é geralmente um 3° Sargento.
Formas litorâneas de relevo
Serra – é um conjunto de montanhas. Normalmente, as serras são mais compridas do que largas, e designam cadeias de montanhas cuja altitude varia entre 400 a 3 000 metros. Recebe esse nome porque seus terrenos acidentados com fortes desníveis e muitos picos assemelha-se a uma serra.
O relevo do Brasil possui baixas e médias altitudes, sendo que o mais predominantes o relevo caracterizado por planaltos, planícies e depressões. Esse relevo é predominantes em 90% do território brasileiro, terrenos elevados com altitudes maiores do que 300 metros.
Para melhor analisar e compreender a forma com que essas dinâmicas se revelam, foi elaborada uma classificação do relevo terrestre com base em suas características principais, dividindo-o em quatro diferentes formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.
Tanto a serra do Mar como a Serra Geral se localizam nas proximidades do litoral. Assim, o relevo da Região Sul do Brasil é inclinado para o interior e a maioria dos rios — que é de planalto — segue no sentido leste-oeste.
Compartilhe! Nas montanhas e planaltos, por serem relevos mais íngremes e acidentados, predominam as ações erosivas, cuja sedimentação acumula-se majoritariamente nas áreas de depressão e planícies.
Planícies: Área mais ou menos plana em que os processos de sedimentação superam os de erosão, independentemente das cotas altimétricas. Geralmente ficam ao lado e abaixo dos planaltos e das montanhas, que são áreas onde predomina a erosão.
O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. Os primeiros, também chamados de endógenos, atuam de dentro para fora (deformando), como o vulcanismo e o tectonismo. ... As principais formas de relevo são planaltos, planícies e depressões.
O processo de desagregação das partículas de rochas (chamadas de sedimentos) é ocasionado pela ação do intemperismo (conjunto de processos químicos, físicos e biológicos que provocam o desgaste dos solos e rochas). O transporte desses sedimentos ocorre pela ação da gravidade e dos elementos da superfície.
Os relevos manifestam as transformações superficiais da litosfera e são a principal expressão do dinamismo da Terra. O relevo é a parte superficial da litosfera (camada sólida da Terra). ... Em síntese, podemos definir o relevo como o conjunto de formas físicas que compõem a superfície da Terra.