A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. O cérebro, por razões ainda não muito bem esclarecidas, tem dificuldade para encadear as letras e formar as palavras, e não relaciona direito os sons às sílabas formadas.
A dislexia ou alexia adquirida é um transtorno de leitura caracterizado por problemas não relacionados à inteligência geral. A dislexia é a dificuldade de aprendizagem mais comum, afetando 3 a 7% da população, mas estima-se que até 20% das pessoas podem ter algum grau de dislexia não percebida.
A dislexia visual é uma manifestação da dislexia caracterizada pela dificuldade em diferenciar os lados direito e esquerdo, além de erros na leitura devido ao modo como as palavras são visualizadas pelo portador.
1 – Sim, existe TDAH, sem hiperatividade. 2 – As medicações são as mesmas em qualquer dos tipos predominantes. 3 – Os sintomas podem variar com o tempo, assim, alguém que se apresenta como desatento hoje, pode se apresentar com o tipo combinado depois de alguns anos e vice-versa.
Afinal, ter foco e concentração para compreender é uma das maiores dificuldades de quem tem TDAH....Selecionamos algumas estratégias que podem ajudar.