Manifestações Culturais do Nordeste. As manifestações culturais que mais se destacam na região nordeste do Brasil são: festas juninas, Reisado, poesia popular, artesanato, capoeira, frevo, culinária e religiões afro-brasileiras.
As manifestações mais comuns no Piauí são: Bumba-Meu-Boi, Cavalo Piancó, Congada, Samba de Cumbuca, Roda de São Gonçalo, Reisado, entre outros.
Além do Tambor de Crioula, diversas outras danças típicas como as quadrilhas, a Dança do Caroço, a Dança do Lelê, a Dança do Coco, o Cacuriá, São Gonçalo, Dança Portuguesa entre outras, fazem da cultura imaterial maranhense um vibrante caleidoscópio artístico e folclórico vivo e autêntico.
A miscigenação das raças negras, brancas e indígenas, está presente em quase tudo aquilo que define a identidade cultural do Estado: no artesanato, na construção de embarcações típicas, nas danças e folguedos, nas festas, na culinária, na música e na tradição oral; Bumba-meu-boi, Tambor de Crioula e Caroço, Carnaval, ...
Manifestação cultural é toda forma de expressão humana na qual o ser humano expressa a sua cultura, seja por meio de celebrações ou rituais, ou nas danças e festas.
A riqueza do acervo arquitetônico, as belezas naturais, a variedade de pratos típicos e efervecência cultural fazem do Maranhão o lugar ideal para quem busca diversão. Beleza, tradição, variedade, magia. Estas são palavras que traduzem um pouco da rica cultura popular do Maranhão.
Num espetáculo de cores, danças e ritmos, o Bumba-Meu-Boi é a expressão máxima da cultura popular do Maranhão. Elevado a Patrimônio Imaterial do povo brasileiro, a manifestação tem origens indefinidas, mas elementos culturais africanos e europeus, introduzidos principalmente por meio da religiosidade, são evidentes.
Culinária maranhense: conheça 10 pratos típicos do Maranhão
No Dia do Músico, separamos artistas com selo maranhense de qualidade
Significado de Cuxá substantivo masculino Molho de vinagre, gengibre e outros temperos. Espécie de comida em que entra o quiabo.
12 comidas típicas do Nordeste para você provar em sua viagem
Diz a lenda que a feijoada é uma invenção 100% brasileira. Ela teria surgido nas senzalas, por obra dos escravos, que tiveram a ideia de cozinhar feijão preto com as carnes desprezadas pelas casas senhoriais. A verdade, contudo, é que ninguém sabe quem inventou o prato.
Os portugueses não desprezavam essas carnes. E o que os escravos comiam era basicamente feijão com farinha. A feijoada (prato com técnica europeia, similar aos vários tipos de cozidos, como os de Portugal, Espanha, França, e outros) teria se desenvolvido no final do século XIX, em restaurantes cariocas.
A versão brasileira da iguaria é uma provável adaptação do cozido português. A primeira menção conhecida à "feijoada à brasileira" deu-se no Recife em 1827. E a versão portuguesa tem origem no norte do país.
O 'Baião de Dois' é um prato típico do Nordeste do Brasil, vindo do Ceará. ... Dessa forma, o povo uniu as sobras da cozinha, arroz e feijão com o pouco que tinha de carne seca e queijo de coalho, surgindo assim esse famoso prato da cozinha nordestina.
O feijão-comum está entre os alimentos mais antigos do mundo. Seus registros estão diretamente associados à história da humanidade. No antigo Egito e na Grécia, os feijões eram cultivados e cultuados como símbolo da vida.
O feijão branco é uma variedade de feijão (Phaseolus vulgaris) nativo da América, onde ele foi domesticado. ... Diferente da maioria dos vegetais enlatados, que perdem muito de seu valor nutritivo no processo de enlatagem, os feijões brancos mantêm seu valor nutritivo quando enlatados.