(Psicologia) Atividade que permite registar acontecimentos e lembranças na memória; ... (Psicologia) Designação do apego obsessivo e vigoroso a um indivíduo, um material ou a um dos estádios de desenvolvimento psicossocial ou psicossexual, que provoca uma dificuldade de adaptação à realidade do dia-a-dia; 4.
Deslocamento e condensação caracterizam, para Freud, o processo primário. O deslocamento acontece quando uma representação recebe todo o investimento devido a uma outra, de modo que a segunda acaba por substituir completamente a primeira.
Mecanismo de defesa é uma denominação dada por Freud para as manifestações do Ego diante das exigências das outras instâncias psíquicas (Id e Superego), mas a psicanálise freudiana não é a única teoria a se utilizar desse conceito. Outras vertentes da psicologia também se utilizam dessa denominação.
Porém, o inconsciente tenta a todo custo se manifestar e este realiza a chamada elaboração onírica ou deformação do sonho que consiste no processo de transformação e modificação do conteúdo latente para o manifesto, sendo o latente sempre maior.
Basicamente podemos dizer que o conteúdo latente é inconsciente e o conteúdo manifesto é consciente. ... Freud denominou conteúdo latente os desejos inconscientes e postulou que, por meio de condensações e de deslocamentos, ela daria origem ao sonho "sonhado", ou seja, ao conteúdo manifesto.
Para Freud, o sonho é produzido por dois elementos centrais, os quais são trabalhados pela psicanálise na análise do significado dos sonhos: a condensação e o deslocamento. A condensação é o resumo das ideias que têm pontos em comum e uma analogia entre si.