O hilo pulmonar é uma passagem para a artéria pulmonar, duas veias pulmonares e o brônquio principal, além de nervos e vasos linfáticos.
Hilo do Pulmão: A região do hilo localiza-se na face mediastinal de cada pulmão, sendo formado pelas estruturas que chegam e saem dele, onde temos: os brônquios principais, artérias pulmonares, veias pulmonares, artérias e veias bronquiais e vasos linfáticos.
A artéria pulmonar é a estrutura mais superior dentro do hilo esquerdo. Imediatamente abaixo está o brônquio principal, seguido pelas veias pulmonares inferiores. A veia pulmonar superior é anterior e inferior à artéria pulmonar e anterior ao brônquio principal.
“Existe um mito de que o ar-condicionado transmite pneumonia. Ele surgiu a partir da afirmação de que um ministro teve a doença por causa do uso do aparelho, mas não é verdade”, afirma o pneumologista. Segundo ele, o risco está em não realizar a limpeza adequada do equipamento.
O ar-condicionado resseca o ar, já o ventilador pode espalhar a sujeira. Saiba como se proteger para evitar doenças respiratórias.
Para quem é alérgico, o uso frequente do ventilador torna o quarto um ambiente hostil, com ácaros por todos os lados, inclusive na cama. Dessa maneira, os problemas de base, como sinusite, rinite, bronquite e tosse, são agravados, interrompendo a noite de sono e causando efeitos que duram o dia todo.
Quem sofre de sinusite crônica deve eliminar de sua dieta todos os alimentos que produzem muco, tais como: laticínios, farinha de trigo, chocolate, ovo, alimentos fritos e processados. Açúcares e sucos de frutas devem ser reduzidos ou eliminados, pois alimentam os fungos em pessoas com sinusite crônica.
Portanto, sim: sinusite e ar-condicionado têm uma relação direta. Afinal, o aparelho utilizado para climatizar um ambiente acaba reduzindo a umidade do local e, consequentemente, tornando o ar mais seco, o que pode dificultar a vida de quem já tem a propensão para a sinusite.