Partindo para a análise e interpretação do cosmos religioso, é possível notar que às sete linhas rituais da umbanda correspondem as sete linhas rituais da quimbanda, comandadas pelos seguintes exus: Exu 7 Encruzilhadas, Exu Pomba-Gira, Exu Tiriri, Exu Gira-Mundo, Exu Tranca-Ruas, Exu Marabô, Exu Pinga Fogo.
Existem algumas formas de saber sobre as Guardiões:
Por exemplo: Nos portões atua a Linha de Caveira sob o comando de Exu Caveira, sete passos à frente está a falange da Pomba Gira Rainha das Almas (ou como muitos chamam, Maria Padilha), na Cruz das Almas está o Exu da Cruz, no centro Seu Tranca Rua das Almas, na Sétima Catacumba à Direita Xapanã e Omulu, à Esquerda Seu ...
Um detalhe muito interessante em mencionar é que Senhor Tatá Caveira só trabalha com os pés descalços, apreciam charutos e marafo de qualidade, isso quando necessário ser utilizado para a limpeza de um consulente, ou descarrego e retirada de obsessores.
É uma das entidades mais cultuadas dentro da religião umbandista. Tem ritualística muito parecida com a de Exu Tata Caveira, com o qual costuma ser confundido. No entanto, enquanto Tata Caveira trabalha nos sete campos da fé, o Exu Caveira trabalha "nos mistérios da geração, na calunga" (cemitério).
Por motivo de respeito, não será indicado aqui qual exu da linha de Caveira foi o irmão de Tatá enquanto vivo. Exu Caveira na Umbanda Responde na linha do Orixá Obaluayê(omulú). Trabalha com muita dignidade, não faz o mal e faz o bem para crescer em sua evolução espiritual.
De acordo com essa ideia, os filhos de Exu normalmente são pessoas que tem como características mais notáveis: alegria, intensidade, carisma, senso de justiça, sensualidade e muita paixão pela vida.
“Em algumas casas das religiões africanas e afro-brasileiras Exu é o sentinela e protetor”, afirma. Mas ele também assume, em algumas canções, características de uma espécie de mensageiro entre os orixás e o ser humano.
O Orixá Bará é o Princípio de Movimento e Interligação, é também o mensageiro dos Orixás. Bará pode ser o mais benevolente dos Orixás se é tratado com consideração e generosidade. Ele é dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos. Suas saudações, obrigações e cortes, devem sempre ser feitos em primeiro lugar.
Bara (薔薇 "Rosa"), também conhecido em wasei-eigo "Mens' Love" (メンズラブ menzu rabu) ou ML, é um termo Japonês jargão para o gênero de arte e mídia de ficção com o foco o sexo, amor e desejo com o tema homoerotismo, normalmente criado por e para homens gays.
O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.
Dizem que Exu da morte dos 7 infernos comanda os sete cruzeiros do inferno; é dono de um exercito composto de demonios, almas penadas, é composta e sangue seco. Este exu pode trazer doenças, intriga, morte, decadencia fisica e moral e deformidade fisicas; ele é muito perigoso e cruél.