São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.
Resposta: Sim. Explicação: Pois a sílaba tônica (pronunciada com maior intensidade vocal) é a última na palavra estão, o que pode ser verificado pela divisão silábica da palavra: es-tão.
As regularidades na acentuação das palavras oxítonas são que elas têm a última sílaba como sendo a sílaba tônica, ou seja, a sílaba mais forte. As palavras oxítonas são definidas como aquelas em que a sua sílaba tônica, ou seja "a palavra mais forte" se encontra na sua última sílaba.
Em algumas variedades lingüísticas, os falantes não pronunciam o R final ( Eu vou “escrevê” uma carta.) e isto leva os alunos a escreverem da forma como falam. Uma das estratégias para que os alunos tomem consciência da diferença entre grafar verbos no infinitivo (Eu gosto de desenhar.)
São acentuadas graficamente as oxítonas terminadas em: a/as, e/es, o/os, e em/ens. As palavras oxítonas terminadas em i/is e u/us somente são acentuadas se estiverem precedidas de outras vogais.