Polidrâmnio corresponde ao aumento do volume de líquido amniótico, o que pode acontecer devido ao aumento da produção desses líquido como consequência de doenças de diabetes gestacional, por exemplo, ou ser devido à incapacidade do bebê para absorver e engolir o líquido nas quantidades normais.
Líquido amniótico aumentado pode ser causado por alguns fatores como: infecções virais e DSTS, problemas de má formação do feto, porém a mais comum é a diabetes gestacional.
Como o médico sabe que o líquido está aumentado? Seu obstetra pode desconfiar do aumento de líquido medindo a altura uterina. Quando o útero é maior do que o esperado isso pode ser uma manifestação do excesso de líquido. Outras vezes isso de deve ao tamanho do bebê ou algum mioma.
Caso seja verificado que há pouco líquido amniótico nas primeiras 24 semanas de gestação, é recomendado que a mulher adote medidas para tentar minimizar o problema, sendo indicado que fique em repouso e beba bastante água, pois isso além de evitar a perda de líquido amniótico, aumenta a produção desse líquido, evitando ...
As causas de perda de líquido amniótico nem sempre são conhecidas. No entanto, isso pode acontecer devido a quadros infecciosos genitais, sendo, por isso, recomendado consultar o obstetra sempre que surgem sintomas como queimação ao urinar, dor genital ou vermelhidão, por exemplo.
A perda de água pela vagina indica a ruptura das membranas, ou “bolsa das águas”, que mantêm o líquido amniótico durante a gravidez. Quando isso ocorre, a grávida não sente dor, apenas a sensação de uma água morna escorrendo pelas pernas. Ela pode se romper no começo ou só no final do trabalho de parto.