Princípio da superposição A força com a qual duas cargas interagem não é modificada pela presença de uma terceira. Em outras palavras, se uma carga está em presença de outras cargas elétricas, a força resultante sobre ela é a soma vetorial das forças exercidas por cada uma das cargas em separado.
Superposição de elementos, é o efeito de profundidade obtido pelo conjunto de elementos que se sobrepõem. Diminuição dos elementos, é o efeito de profundidade conseguido pela colocação de elementos diminuídos; os elementos maiores parecem então mais próximos do observador.
A teoria quântica também é conhecida como mecânica quântica ou física quântica, e tem como foco principal de estudo o mundo microscópico. ... Para explicar o movimento dos elétrons em torno do núcleo foi criada – por Planck, Bohr, Einstein e Schrodinger – uma nova teoria, a da Mecânica Quântica.
O experimento da dupla fenda é um dos mais conhecidos na área da Física. Nele, partículas são emitidas na direção de uma anteparo (barreira), onde foi feito uma dupla fenda (fendas vizinhas e verticais), atrás deste anteparo há um detector captando a chegada de cada partícula que passa pelas fendas.
Foi Thomas Young quem realizou o experimento da dupla fenda. Thomas Young, em 1802, realizou um importante experimento para a teoria ondulatória, no qual foram usados três anteparos. No primeiro, havia um pequeno orifício em que ocorria a primeira difração da luz proveniente de uma fonte monocromática.
É claro: são duas fendas em um papel. Passe tinta sobre elas e o papel que está atrás será pintado. Na física de coisas que podemos pegar, ver e sentir, qualquer coisa que seja arremessada em direção a um buraco irá atravessá-lo e bater no que estiver atrás.
A difração é a capacidade das ondas de contornar obstáculos. Esse fenômeno pode acontecer com qualquer tipo de onda. A difração pode ser definida como a capacidade das ondas em contornar obstáculos.
No final da década de 1920, Heisenberg formulou o chamado princípio da incerteza. De acordo com esse princípio, não podemos determinar com precisão e simultaneamente a posição e o momento de uma partícula. ... Em vez disso, a precisão de nossa medida está limitada pelo processo de medida em si, de forma tal que ∆px .
O princípio da incerteza é um dos pilares da Mecânica Quântica. Esse fundamento afirma que a posição e a velocidade de um corpo não podem ser conhecidas simultaneamente com total precisão.
O princípio de incerteza de Heisenberg é um dos pilares conceituais da física quântica. De acordo com esse princípio, em sistemas de escalas reduzidas, como nos átomos e moléculas, grandezas relacionadas, tais como quantidade de movimento e posição, não podem ser medidas simultaneamente com exatidão.
Um dos tópicos ensinados na física moderna é o princípio da dualidade da luz, o qual afirma que a luz possui uma natureza dual, comportando-se, em alguns fenômenos, como uma onda e, em outros, como partícula [2].
Conclusão : Os elétrons têm natureza dual. Assim um fluxo de elétrons em movimento apresenta o mesmo tipo de comportamento ondulatório que a radiação eletromagnética. É impossível conhecer simultaneamente e com certeza a posição e o momento (m.v) de uma partícula microscópica como o elétron.
A luz possui comportamento duplo, ou seja, pode ser interpretada como onda em determinadas situações e comportar-se como partícula em casos específicos. Dessa forma, a luz tanto é onda quanto partícula, possuindo, portanto, um comportamento dual.
De acordo com a natureza ondulatória, a luz propaga-se em uma direção perpendicular ao campo eletromagnético que a origina. A descrição eletromagnética da luz também explica o surgimento dos fenômenos de interferência, difração, refração e polarização, por exemplo. Para aprender mais sobre ondas, clique aqui.
As fontes de luz são corpos capazes de emitir luz, seja ela própria, seja refletida. Fontes de luz podem ser classificadas em: Fontes de luz primárias: São fontes de luz que emitem luz própria. ... As fontes de luz primária luminescentes podem ser fluorescentes ou fosforescentes.
Os polarizadores funcionam como uma fenda permitindo que a luz passe somente em um plano. Se acontecer de dois polarizadores estarem alinhados na mesma direção, a luz passa pelo primeiro, mas no segundo não se vê nada, pois não haverá emergência de luz.