Ou seja, é formada por mais do que um constituinte morfológico. São, por isso, obrigatoriamente constituídas por afixos derivacionais, podendo também apresentar afixos flexionais.
A palavra engarrafamento é derivada por sufixação, dado que vem «de engarrafar + [sufixo] -mento». Por sua vez, no verbo engarrafar, temos uma derivação parassintética (en- + garrafa + -ar), sendo a forma de base garrafa.
Numa análise diacrónica, verificamos que este substantivo é uma adaptação do vocábulo latino convivĭum, ĭi, «participação em banquete, convidado», derivado do verbo latino convīvi, is, vixi, victum, ĕre, que significa «viver com», e que a derivação do mesmo ocorreu ainda em língua latina, sendo que convīvi é formado ...
Petróleo se forma por aglutinação, sim, do Latim PETRA, “pedra”, mais OLEUM, “óleo”.
Explicação: Engarrafadas se forma por sufixação e petróleo se forma por aglutinação.
Petróleo (do latim petroleum, petrus = pedra e oleum = óleo, do grego πετρέλαιον [petrélaion, "óleo da pedra", do grego antigo πέτρα [petra], pedra + έλαιον [elaion] azeite, qualquer substância oleosa, no sentido de óleo bruto), é uma mistura de substâncias oleosas, inflamável, geralmente menos densa que a água, com ...
No continente americano, o petróleo foi primeiramente encontrado no Canadá. No ano de 1859, iniciou-se a produção nos Estados Unidos por meio de um poço de aproximadamente 21 metros perfurado na Pensilvânia.
Em 1859, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, foi perfurado o primeiro poço de petróleo do mundo por Edwin Drake, também chamado de Coronel Drake, que passou a ser o primeiro produtor de petróleo ao conseguir criar uma técnica para retirá-lo do subsolo.
3 - ORIGEM DO PETRÓLEO. O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. ... Em 1930 surgiu a indústria petroquímica tendo como base o petróleo, para produzir numerosos equipamentos, objetos, produtos, etc.
Em 29 de julho de 1938, já sob a jurisdição do recém-criado Conselho Nacional de Petróleo - CNP, foi iniciada a perfuração do poço DNPM-163, em Lobato, que viria a ser o descobridor de petróleo no Brasil, quando no dia 21 de janeiro de 1939, o petróleo apresentou-se ocupando parte da coluna de perfuração.
Em 21 de janeiro de 1939 o primeiro poço de petróleo (DNPM-163) foi descoberto em Lobato (Bahia). A partir do resultado desse poço o governo começou a realizar novas prospecções com o objetivo de achar novos campos, e em 1941 criou o campo de exploração petrolífera de Candeias, Bahia.
Até as primeiras décadas do século XX, alguns estudiosos e exploradores anônimos tentaram perfurar alguns poços de petróleo sem obter êxito. ... Em 1938, a discussão sobre o uso e a exploração dos recursos do subsolo brasileiro viabilizou a criação do CNP - Conselho Nacional do Petróleo.
Bacia de Sergipe e Alagoas Foi no campo de Guaricema que se produziu pela primeira vez na plataforma continental, em 1968. Outro destaque é o campo de Carmópolis, o maior volume de reservas do país e o primeiro descoberto na bacia sedimentar de Sergipe-Alagoas, em 1963. Em 2007, o campo de Piranema começou a produzir.