Durante esse emparelhamento, ocorre a permutação (crossing-over), processo que se caracteriza pela quebra das cromátides e a ligação dessas porções ao segmento correspondente na cromátide não irmã. A permutação é importante porque aumenta a variabilidade genética.
O crossing-over ocorre durante a prófase I da meiose. Este processo se inicia com o pareamento dos cromossomos homólogos, seguido pela duplicação das cromátides. Desta forma, cada cromossomo passa a ter um par de cromátides (N total = 4 cromátides e 2 pares de cromossomos homólogos), conhecidas como cromátides-irmãs.
Palavras-chave: Processo onde ocorre a troca de material genético entre cromossomos homólogos. Acontece durante a etapa reducional (prófase I) da divisão celular meiose. Aumenta a variabilidade genética.
A meiose é um processo de divisão celular caracterizado pela formação de quatro células-filhas com a metade do número de cromossomos da célula-mãe. ... Na meiose I, temos a prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. Já na meiose II, temos a prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.
A gametogênese é o processo por meio do qual os gametas são produzidos. Enquanto a gametogênese masculina ocorre nos testículos, a gametogênese feminina ocorre nos ovários.
A fecundação ocorre no "estigma".
Resposta. A reprodução das angiospermas inicia-se com a polinização, que é o encontro do grão de pólen com a parte feminina de uma flor, mais precisamente o estigma. Inicialmente o grão de pólen – gametófito masculino imaturo – é formado pela célula do tubo e a célula geradora.
A reprodução das angiospermas inicia-se com a polinização, que é o encontro do grão de pólen com a parte feminina de uma flor, mais precisamente o estigma. Inicialmente o grão de pólen – gametófito masculino imaturo – é formado pela célula do tubo e a célula geradora.
Oosfera
Resposta. As angiospermas produzem gametas: os gametas masculinos são chamados núcleos espermáticos; os gametas femininos são as oosferas. As células reprodutoras masculinas e femininas encontram-se, respectivamente, no tubo polínico e no óvulo. A fusão dessas células sexuais é chamada fecundação.
As flores são os órgãos reprodutores das angiospermas. Elas são folhas modificadas que surgem a partir de uma gema do caule. Nelas ocorre a produção de células reprodutoras masculinas e femininas, que possibilitam a reprodução sexuada dessas plantas e, a partir daí, o surgimento do fruto e da semente.
angiospermas produzem gametas: * gametas masculinos são chamados núcleos espermáticos; os gametas femininos são chamados oosferas.
a) ( ) As plantas reproduzem-se de três formas diferentes: reprodução sexuada, fotossíntese e reprodução assexuada.